Colunistas
Fiscalizações e esperas
No início deste mês, foi noticiado aqui no Jornal O Diário sobre a formação do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM, no município. A ação foi feita para que a cidade entre nas adequações de Leis Federais, como a 7.889 e a 9.782. Conversei com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Breno Käfer, e questionei quando o serviço deve ser efetivamente iniciado. Segundo ele, ajustes burocráticos ainda devem ser feitos, mas os trabalhos de fiscalização devem iniciar agora em setembro. Vamos acompanhar a questão. Vale lembrar que este tipo de fiscalização, quando feita da forma adequada, traz valor ao local que vende produtos dentro das normas de qualidade.
DESFILE
A população já pode se organizar para acompanhar o desfile cívico do 7 de setembro. Devem participar toda a Rede Escolar de Ensino, a Associação Cultural, os Bombeiros, Brigada Militar e Equipes Esportivas. É um ótimo momento para prestigiar aqueles que irão desfilar. Também uma oportunidade de reflexão quanto a situação do país e o que buscamos quanto ao conceito de pátria e comunidade.
EXPOINTER
A exemplo do município vizinho, hoje um grupo de produtores e pessoas da comunidade visitam a Expointer, em Esteio. A organização foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Um ônibus e uma van devem transportar cerca de 60 pessoas, que podem voltar com novas ideias para as produções locais.
MILHO
Ainda estão disponíveis a retirada das sementes de milho no sistema troca-troca da safra 219-2020. Aqueles que realizaram o pedido no início do ano, devem comparecer na Prefeitura, junto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
FUTSAL
Essa semana inicia a Segunda Divisão do Campeonato Municipal de Futsal. Os jogos ocorrem no sábado, a partir das 19 horas, no Ginásio da Comunidade Católica.
PONTE DE FERRO
A ponte Engenheiro Daniel Ribeiro, popularmente conhecida como Ponte de Ferro, localizada em Linha Nova Baixa, ainda não recebeu melhorias. No final de março deste ano foi publicado que as Administrações Municipais de Hortêncio e Presidente Lucena iriam unir forças para a reforma da ponte. Ambos têm conhecimento da necessidade de algum tipo de intervenção. Contudo, 5 meses depois, nada foi feito. Segundo a Prefeitura de Hortêncio, falta pouco para a conclusão do corte das madeiras necessárias para a reforma. De acordo com o executivo de Presidente Lucena, assim que o material estiver disponível, os trabalhos devem iniciar. Segue a expectativa da comunidade para que o trabalho seja realizado, uma vez que o local é utilizado diariamente e merece atenção de todos.