Coluna Nova Petrópolis

Fornecimento de água já é preocupação em Nova Petrópolis

09/01/2020 - 08h45min

Poucos dias atrás a coluna trouxe o comentário de que quando falta água em Nova Petrópolis, o motivo geralmente é algum dano no sistema e não a insuficiência na captação – caso crônico nas vizinhas Gramado e Canela. Se a falta de chuva continuar, isso pode mudar. A situação da barragem do arroio Santa Isabel assusta quem por lá passa. O volume de água do arroio que entra na barragem é irrisório diante do consumo da cidade, que tem aquele ponto como principal fonte de abastecimento. A Corsan já emitiu um alerta, pedindo colaboração dos consumidores, e espera-se mesmo que ela ocorra, visto que está chovendo bem menos que o normal. A companhia também informou que foram acionados poços artesianos e está havendo captação no Arroio Ackermann. A existência de tais alternativas tranquiliza, da mesma forma que a previsão de mais chuva nos próximos dias. Mas tranquilidade de verdade haverá quando forem feitas obras consistentes para ampliar a capacidade do sistema. O exemplo de Gramado nos é suficientemente próximo.

O QUE É PRIORIDADE?

Em agosto de 2019, respondendo a um questionamento da vereadora Kátia Zummach (PSDB), a Prefeitura informou 19 pontos do centro em que seriam construídos bicicletários. Uma ótima notícia, mas que precisava se confirmar, o que ainda não aconteceu em janeiro de 2020. Enquanto isso, em novembro começou a operar o estacionamento rotativo e a administração municipal resolveu isentar parte do funcionalismo, concedendo o uso exclusivo daquele terreno público na esquina das ruas Tiradentes e Rui Barbosa. De pronto foram construídos acessos melhores, instaladas cancelas eletrônicas e adquiridos muitos controles remotos. As divisórias de concreto para os carros custaram mais de R$ 2.000. Os 19 bicicletários, que atenderiam a toda população e ajudariam a melhorar o trânsito da cidade e a saúde da população, estes foram deixados de lado. Foi priorizado um privilégio para poucos.

KITS NAS PRAÇAS

Ontem a Prefeitura publicou um edital para adquirir 10 kits de equipamentos esportivos que serão instalados em áreas públicas e praças. Cada conjunto será formado por cinco aparelhos diferentes, todos voltados à atividade física. As propostas serão recebias no dia 24 de janeiro.

FONOAUDIÓLOGA DE SAÍDA

Vários profissionais da Secretaria da Saúde me contataram nos últimos dias para chamar a atenção e até lamentar a saída da fonoaudióloga Aline Almeida. Ela era concursada e o seu trabalho bastante elogiado. Fala-se em uma enorme perda para o quadro.

DOBRADINHA NO PARQUE

Nesta sexta-feira, dia 10, volta a acontecer no Parque Aldeia do Imigrante a programação do Entardecer Musical, com música ao vivo no horário das 17h30 às 19h30. A atração desta semana são os irmãos Débora e Eduardo Mallmann, em formação acústica (vozes e violão).Vele a pena conferir. Para os moradores de Nova Petrópolis, a entrada é gratuita e pode até levar chimarrão, lembrando que agora o Parque tem uma máquina que disponibiliza água quente. E neste domingo, dia 12, acontece a comemoração do aniversário de 35 anos do Parque. Tem programação musical ao longo do dia e o corte do bolo acontece às 15h30.

TORNEIO VACA MECÂNICA

Neste fim de semana (dias 10, 11 e 12) acontece o 8o Torneio Vaca Mecânica da Cabanha Marve, em Linha Temerária. São mais de R$ 11 mil em prêmios e no sábado, a partir das 20h, tem música ao vivo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário