Colunistas

Gente, o que é isso, taxa de transferência?

18/10/2018 - 11h00min

Este será o primeiro fim de semana da Feira das Flores de Ivoti. A feira se realiza em dois fins de semana. Como Ivoti adotou o slogan de Cidade das Flores, tinha que ter uma festa que fizesse jus ao slogan. Lembro-me que depois de muita insistência, inclusive da coluna, que sempre cobrou dos prefeitos antes da realização da primeira festa uma iniciativa neste sentido. Então no primeiro governo de Maria a festa saiu do papel.

DEFUNTO

Toda homenagem é válida. Assim acontece nos clubes, nos municípios, no exército e em outras entidades. No entanto, em Ivoti proliferou ultimamente a distribuição de títulos honoríficos pelo jeito além da conta. Tudo que é demais é demais, deprecia. Daqui a pouco começaram a distribuir sem muitos critérios. Tinha que ter regras bem claras para isto. Se deixar a Marli solta daqui a pouco vai querer conceder título de Cidadão de Ivoti para defunto. Os nossos vereadores não têm muita noção de suas verdadeiras atribuições. Esquecem-se muito rapidamente do juramento que fizeram quando tomaram posse. Não dá para cobrar nada de promessas de campanha porque ninguém precisa prometer nada numa campanha. Os eleitores são muito benevolentes e a maioria não tem noção do quanto um simples vereador pode fazer para melhorar a sua vida. O eleitor parte do pressuposto de que todo mundo se candidata a um cargo eletivo para fazer o melhor para ele, eleitor. Geralmente fazem o pior.

AQUI E AGORA

Estamos em plena campanha para o segundo turno a governador do Estado. Esta era a hora de fazer dos candidatos as cobranças que são necessárias para conhecê-los melhor, para não acontecer o que Sartori fez um ano depois de assumir. Ele aumentou o ICMS uma barbaridade e todo mundo teve que botar as mãos no bolso e dar a Sartori R$ 2 bilhões por ano. Ou seja, dinheiro bom botado em cima de uma massa falida. Resolveu alguma coisa? Não, claro que não. O Estado continua quebrado. Sartori tinha que pagar caro por ter aumentado o imposto que prometeu que não faria na campanha anterior. Todo mundo já esqueceu. Os políticos sabem disso, que o povo logo esquece e por isto fazem estas maldades.

DEPUTADOS

Quem aumentou o ICMS não foi só Sartori, foram também os deputados na Assembleia Legislativa. Eles têm que aprovar tudo de bom e de ruim que afeta do Rio Grande do Sul, que deveria se chamar agora de “Rio Pequeno do Sul”. Por exemplo, a carteira de motorista é a mais cara do Brasil. O povo deveria ter aproveitado e cobrado uma posição dos deputados durante a campanha. Ninguém está nem aí. É bem verdade que muitas velhas raposas da nossa política foram mandadas para casa. Mas lamento muito que nós não fizemos cobranças, não elencamos muitas coisas erradas e não colocamos na mesa nesta hora. Vocês se lembram quanto custa a transferência de um carro. Pode ser carro de 10 anos. Se você vender ou comprar vai pagar cerca de R$ 300 de taxa de transferência. Gente, o que é isso, taxa de transferência? Nos outros países, inclusive no Paraguai, não tem sequer IPVA, muito menos taxa de transferência quando se compra ou vende carro. Somos uns babacas mesmo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário