Coluna Dois Irmãos
Gramado vai construir a segunda rua coberta e Dois Irmãos não fez nem a primeira
– O que você acha de Dois Irmãos ter uma rua coberta?
– Há alguns meses voltei a escrever que Dois Irmãos precisa ter sua rua coberta. Relembrei, inclusive, um lobby que fizemos com o então chefe do Turismo, Laurindo Julien, sugerindo alguns locais e ruas para sua instalação, a fim do povo ir debatendo o assunto e se acostumando à ideia, pois é um assunto que geraria polêmica e oposição, como ocorreu em Nova Petrópolis anos depois.
– Passaram-se mais de 15 e não apenas a ideia não saiu do papel, como ninguém tocou mais no assunto, ao contrário de Nova Petrópolis, que pegou a ideia e construiu a sua rua coberta, que, hoje, é um sucesso absoluto.
– Portanto, quando relembrei este fato, sugeri que o dia em que nossa cidade tiver sua rua coberta, seja daqui a 10 ou 100 anos, ela seja batizada com o nome do seu Laurindo. Aliás, desta última vez que citei isso, o Girardi, que foi colega do seu Laurindo na Prefeitura, nos procurou para dizer que era uma ótima ideia, concordava com ela.
– Pois bem, qual não foi a minha surpresa ao saber da seguinte notícia: “Gramado trabalha para obter uma verba de R$ 2,8 milhões do governo federal para a construção de uma segunda rua coberta”. A ideia é instalar onde hoje ocorre o Festival de Cultura e Gastronomia, aliás, um evento criado recentemente, bem diferenciado, e, por isso, um sucesso estrondoso, para vermos que ainda há espaço para novas ideias no campo do turismo.
– Enfim, apenas queria contar a vocês que, enquanto Dois Irmãos não instala sua rua coberta, outros estão fazendo isso. Sei que não é prioridade, mas seria verba federal, que é cavalo dado e cavalo dado não se olha os dentes.
“POIS” IRMÃOS
– Em alguns grupos de WhatsApp as fotos do “eu amo Dois Irmãos” do parque Romeo Benício Wolf viraram chacota. O povo não perdoa, (in)tolerância zero! Tanto que, quando recebi, foi por um colega de outra cidade e eu nem sabia que já estava instalado, pois havia ido ao parque fazer a foto do caderno de emancipação na semana passada e não tinha este monumento. Até achei que era uma montagem…
– Tudo bem, “precisamos” concordar, “pois”, dependendo do ângulo, “parece” “Pois Irmãos”, ora pois…
– Quem sabe seria bom ouvir as sugestões e dar uma ‘afastadinha’ nas letras; não que eu concorde com as más línguas, mas sabe como é, afinal, quem fotografar ali vai levar as fotos para longe…
– Apesar disso, elogio a iniciativa da nossa Prefeitura, e, podem apostar que será um ponto turístico de grande procura, e, arrisco a dizer, o local mais fotografado da cidade! E concordo que algo parecido poderia ser instalado em outros pontos de Dois Irmãos.
– Para finalizar, a mensagem positiva do dia, que não só vem a calhar na questão política brasileira, mas também em nossa vida. “Um certo grau de oposição é importante, afinal, as pipas sobem contra o vento e não a favor dele”, John Neal. Em uma época onde as redes sociais dominam tudo e todos, onde algoritmos só nos fazem ver coisas que gostamos, do nosso partido, do nosso time, do nosso estilo de vida, da nossa religião… precisamos, de novo (principalmente as gerações mais novas) a aprender a conviver com o oposto, pois isso se chama aceitar o diferente, ou seja, tolerância. Portanto, se tivermos oposição em nossa vida, não ficaremos acomodados e cresceremos (e agora não estou falando em política!).