Colunistas
Herval: quando uma comunidade realiza ações em conjunto, os resultados surgem
Podem até demorar, mas quando há persistência o resultado é inevitável. Em 2017, Vanderlei Henrich, movido pela demanda de toda a comunidade hervalense, reuniu 1.173 assinaturas em um abaixo assinado devido à falta de sinal de telefone móvel fora da área central do município.
Há poucas semanas, o que parecia distante de acontecer, aconteceu: uma torre foi instalada em Padre Eterno Ilges e, com isso, o sinal da operadora Vivo está funcionando na maioria do município. Parabéns Vanderlei, pela iniciativa e persistência!
E A CLARO?
E a Claro, por enquanto, sem sinal de melhorias. Em boa parte do interior, não há sinal da operadora, mas, vale a persistência. Caso não haja melhora, a solução pode ser bem simples agora!
UM ANO
É, na semana passada, dia 31 de janeiro, completou um ano que o Ginásio da Escola Maurício Cardoso está no chão. De forma resumida, um laudo judicial apontou que houve problemas na construção e, agora, a empresa responsável tem prazo até final dessa semana para se manifestar sobre o resultado.
Se a empresa quiser contestar o laudo, pode, e nesse caso, vai demorar ainda mais para retirar a estrutura do local. Caso não, o juiz irá homologar a prova e, então, a Prefeitura (de acordo com a Mara), irá retirar a estrutura e já começar a construção de um novo Ginásio (que vai ficar bonito, ainda essa semana apresentaremos o projeto para você).
IMPORTANTE
Agora, é importante que duas coisas fiquem claras. A primeira: parabéns a Prefeitura, que soube administrar a situação, instaurando um inquérito, fazendo um laudo preliminar e, depois, solicitando um laudo judicial, criando uma produção antecipada de prova. Com isso, a prefeitura poderá entrar com um processo de ação indenizatória contra a empresa (se for comprovado que, de fato, a estrutura foi mal construída), e reaver o valor, ou parte dele. Ponto para o município.
Ah, o que teria acontecido se a Prefeitura tirasse a estrutura, sem pensar? Perderia a prova e a chance que se tinha de reaver algo ia para o espaço!
Segunda coisa: é uma vergonha a demora de qualquer coisa que envolva algo na esfera judicial. UM ANO DEPOIS o laudo foi concluído. UM ANO sem ginásio para os estudantes. UM ANO onde parte do telhado está sobre a calçada e a rua. UM ANO!
CAMINHADA
O que você vai fazer no dia 29 de fevereiro? Têm mais uma caminhada sendo programada pelo Lucas Molling, lá em Padre Eterno Baixo. Siiiim, tem café colonial também, caso você só pense em comer e não caminhar (tipo eu)! Vai ser servido às 12h, no salão da Comunidade Católica de Padre Eterno Baixo, no valor de R$ 25. MAS precisa reservar até dia 21, pelo 051 99529-9776.
E já sabem como funciona: todo o lucro será revertido em melhorias para o município. Então vêm lá também.
Ah, ia me esquecendo… a caminhada inicia às 9h na frente da Igreja de Padre Eterno Baixo, e têm 12,7km, com opção de trajeto menor, de 7,5km. Vai passar pela comunidade da Vila Kunst.