Colunistas
Herval também registra bastante desistência nos atendimentos de saúde
Nesta semana o Diário publicou uma matéria de Dois Irmãos sobre o número absurdo de pacientes que tem consultas marcadas e simplesmente não aparecem e nem sequer avisam da desistência. Mas o caso não é específico de lá. Em conversa com a secretária se Saúde, Adelaide Acker, ela comentou que em Herval também tem muita gente que faz isso. O que essas pessoas não se dão conta é que isso tudo é prejuízo aos cofres públicos porque são consultas com especialistas, exames, transportes, entre outros, que deixam de ser feitos. Para resolver isso é simples: Se não vai precisar do atendimento, avise a Secretaria de Saúde que daí a vaga será passada a outro paciente que realmente precisa. Nos próximos dias deve sair uma matéria completa sobre o assunto no município.
FALTAS DE ÁGUA
Quase que diariamente recebemos queixas relacionadas à falta de água ou torneiras com o mínimo de pressão na região do Centro. Os moradores contam que já estão de saco cheio de tanto ouvir desculpas. Na terça-feira de manhã estive no Centro, onde o serviço havia sido normalizado. Até uma das moradoras com quem falei foi a Elvira do Amaral, ali na rua lateral à Brigada Militar. Na casa tem criança pequena e, além de não conseguirem lavar as pilhas de roupas, até o banho é uma dificuldade.
VACINAS
<10> Começou na segunda-feira a vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Por enquanto, o serviço está dentro do normal. Aqueles pais que não conseguem ir durante a semana, terá o Dia D da vacinação, que será no sábado, 18. A população a ser vacinada é as crianças de 1 a 5 anos incompletos. As doses são aplicadas no ESF Centro e ESF Boa vista, 7 às 17h. A campanha segue até 31 de agosto.
OFICINAS
Interessados em participar das oficinas recreativas gratuitas podem entrar em contato com a Secretaria de Saúde. As atividades acontecem nas quartas-feiras, das 13 às 14h na ACB Herval; quartas-feiras das 14 às 15h no Salão da Comunidade Cristo Rei; quintas-feiras das 13 às 14h na Sociedade Atiradores (2ª, 4ª e 5ª semana do mês) e na Comunidade Evangélica (1ª e 3ª semana do mês).
AGRICULTURA
O operador do trator agrícola está de férias até o dia 20. Mas fiquei sabendo que o secretário de Agricultura, Jaime Morschel, resolveu arregaçar as magas e está operando a máquina para dar uma agilizada no serviço e não deixar os agricultores na não.