Colunistas
Horários de pico preocupam na avenida Brasil
Estância Velha cresceu. Não há contestação, é um fato. Talvez seja até a cidade da nossa região que mais tenha recebido construções e novos moradores na última década. Loteamentos foram abertos e o município foi um dos mais beneficiados com os programas habitacionais do governo federal. É bom para a cidade, mais gente, mais dinheiro circulando. Prefeitura fatura com impostos, tem que oferecer contrapartidas em educação, saúde e infraestrutura. Enfim, tudo isto faz parte do jogo da vida. Até aí, tudo bem.
Porém, o trânsito da cidade já começa a apresentar os sinais deste aumento populacional. Com isto, logo, mais carros estão nas ruas. Não é incomum, nos horários de pico – fundamentalmente – acompanharmos uma fila de carros cruzando a avenida Sete de Setembro em direção à avenida Brasil, tanto para seguir aos bairros como Lago Azul, Campo Grande, Quintas e Lira, entre outros. Bem como, quem – para chegar em casa – precisa cruzar a cidade e ir até o Rincão, União, Sol Nascente e etc. A Brasil é uma via que liga o município de ponta a ponta. Por isto é tão importante, assim como a Presidente Lucena, porém, ela apresenta melhor condição de tráfego. Já que tem pista dupla e permite escoar mais rápido o fluxo.
Entretanto, uma situação simples chama a atenção. Estes dias, meu colega Isaías e eu tentávamos nos deslocar até o Rincão. Lá ocorrera um acidente por volta das 18 horas. Perdemos a conta de quantos minutos esperávamos para conseguir fazer a conversão e ingressar, da avenida Sete de Setembro para a avenida Brasil. Por conta de que, poucos motoristas respeitavam a indicação e deixavam livre as alças de acesso à avenida. É algo que precisa ser revisto e olha que a sinalização é bem clara por ali.
Ou seja, é uma regra de convivência básica. Quase que uma simples cooperação para ajudar a desafogar o tráfego em local tão importante.
FINAL
Os Jogos Comunitários estão, literalmente, na sua fase decisiva. A final da competição ocorrerá domingo, 25, entre Guarani e Rincão. Os dois clubes com melhor campanha até aqui. Não chega a ser surpresa a partida que vale a taça ser entre ambos os times. O que chamou a atenção foi a dificuldade para alcançarem a finalíssima. Argentina e Flor da Rosa engrossaram o caldo e exigiram que os favoritos tirassem seus coelhos da cartola e conseguissem a classificação. Foram duas grandes partidas realizadas no campo do Flor da Rosa.
A final será disputada no campo do Estância, a partir das 15 horas. Até aqui, a Coordenadoria Municipal de Desporto (CMD) está de parabéns pela organização do torneio.
EVENTO
A Sociedade Lyra convida para uma comemoração dupla no sábado, 24. A entidade realizará, a partir das 22h30, o baile de Aniversário e do Rei e Rainha do Bolão. Os ingressos custam R$ 10 (não sócios) e os associados têm entrada isenta na festa.