Colunistas
Hortêncio: escolas e creche tem aulas suspensas
Ocorreu na tarde de ontem o encontro de prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc), que em virtude do coronavírus, seja evitada a aglomeração de pessoas e o consequente cancelamento de eventos. Com isso ficam suspensas as aulas nas escolas municipais e na creche Sonho Meu, por tempo indeterminado.
Também está definido que ao Instituto Estadual Alfredo Oscar Kiefer não terá aulas a partir desta quinta-feira, 19.
SEM PALESTRA
Por causa dessa pandemia, está cancelado um evento relacionado à prevenção na área da saúde. Nesta quarta-feira à noite, dia 18, seria a palestra do Dr. Dalmir e da nutricionista Simone. O evento seria no Ginásio Municipal Clóvis Luiz Schaeffer.
ORIENTAÇÃO
O secretário da Saúde, Alceu Engerof, comenta que está seguindo as orientações da Coordenadoria da Saúde do Estado, no sentido de cancelar eventos em locais fechados e onde possa ocorrer grande número de pessoas.
AUMENTO
O Círculo de Máquinas teve uma reunião na segunda-feira à noite, no Auditório do Cras. Participaram cerca de 16 pessoas do encontro, coordenado pelo presidente, Gabriel Kuhn. A decisão geral foi por um aumento de até 10% sobre a hora máquina prestada ao produtor rural. O índice inclui inflação e também os aumentos sofridos nos combustíveis.
MOÇÃO
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, junto com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag) manifesta contrariedade à publicação do Diário Oficial da União sobre portaria que institui o Programa Previne Brasil. Esse programa estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da atenção primária à saúde no âmbito do SUS. Por isso a entidade participa de moção de apoio a um documento do Conselho Estadual de Saúde, com recomendações contrárias à iniciativa do Governo Federal.
PEIXES
Estão abertos os pedidos para os donos de açude que tiverem interesse em encomendar peixes. As encomendas em geral são de carpas diversas, jundiás e tilápias. Os pedidos podem ser feitos na Secretaria da Agricultura, com Breno Käfer.
REBANHO
Começa na próxima semana a vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. São Mais de 5 mil cabeças de bois e zebus. O vacinador Vitor Ferreto irá nas propriedades para marcar fazer a vacina. O custo será bem pequeno, R$ 4 por cabeça.
PERDAS
A seca afetou a produção de aipim, que deu ramos menores, do milho, que teve menos grãos na espiga, e laranjeiras, que renderam menos frutas. Também atrasou a colheita da bergamota japonesa (satsuma). A olericultura, que é mais irrigada, teve menos perdas. Entre as principais plantas produzidas estão: alface, repolho, couve-flor, pepino, abobrinha, batata-doce, salsa, feijão vagem e pimentão. A chuva, contudo, chegou em boa hora, segundo o secretário Breno Käfer.