Colunistas

Investir no setor primário é investir no futuro

08/10/2018 - 11h00min

Em Picada Café o incentivo a quem pretende construir aviário é notório e às vezes criticado. Claro, não porque os produtores são beneficiados, mas, sim, porque outros serviços ficam parados. É o que vem acontecendo com os agricultores. O serviço de máquinas está atrasado porque as máquinas estão atendendo os pedidos dos produtores que vão construir aviários.

UMA VEZ

Talvez o problema também esteja no fato de que muitos resolveram investir de uma só vez. Isso se explica pelo fato de que a indústria de criação de aves está apelando por mais produtores. O investimento é alto e muitos tiveram que apelar a financiamentos. Mas estes agricultores sabem que o faturamento a longo prazo está garantido.

CINCO ANOS

Falei com um destes agricultores. Ele disse que sim, o investimento é alto, mas que em cinco anos pretende tirar o alto investimento feito. Outra coisa que podemos perceber é que nestas propriedades os jovens estão permanecendo na agricultura, isso quer dizer, esse alto investimento se justifica porque eles permanecerão no campo, produzindo.

DIVERSIFICAR

O agronegócio vai gerar uma boa economia para a cidade. Por isso é importante diversificar. Pena que isso não foi feito há 10, 20 anos. Esse incentivo no serviço de máquinas e caminhões pode ter um alto custo aos cofres públicos hoje, mas tem por objetivo recuperar este custo com arrecadação logo ali.

CACHORRO QUENTE

A Escola Amiguinho terá promoção de cachorro quente quinta-feira, dia 11, com retirada a partir das 17h no Parque Jorge Kuhn. A ação busca arrecadar recursos para a escola de Educação Infantil. Cartões só antecipados a R$ 6. Contato (54) 3285-1881. Haverá venda de bebidas no local.

CUSTO

Educar tem um alto custo e estas promoções dos CPMs visam justamente dar este suporte, um auxílio, na manutenção das escolas, até no pagamento de professores ou auxiliares. E a comunidade tende a colaborar. E acho que o caminho é por aí mesmo. Ajudar uma escola é auxiliar na educação de uma geração nova. Não tenho dúvidas que o Brasil só vai melhorar quando as crianças de hoje, com uma educação qualificada, se tornarem adultos conscientes e preparados para fazer um país melhor.

VANDALISMO

Vira e mexe e os atos de vandalismo aparecem. Na semana passada dois “pivetes” quebraram um dos tanques de água da rede de abastecimento no bairro Floresta. Resultado disso foram três bairros sem água e mais de 40 mil litros desperdiçados. Estes “desocupados” até foram vistos no bairro, mas até que se descobriu o que fizeram sumiram na região.

MAL PELA RAIZ

Há pouco tempo teve uma santa quebrada em Joaneta e agora um tanque de água. É preciso cortar o mal pela raiz. Sei que pode ser coisa de pivetes, mas não se pode vacilar. Nestes casos é preciso registrar ocorrência. Por mais que podem ser menores, mas tem que aprender desde cedo as leis. Não adianta a comunidade agir, fazer e cuidar, se estes agem e estragam tudo. Nunca esquecendo que é botando a mão sobre a cabeça quando são crianças que se criam os verdadeiros marginais. É na lição que se educa os futuros adultos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário