Colunistas

Isto só para começar

13/07/2018 - 11h00min

O estacionamento no Centro de Ivoti é uma paranoia que não existe. Ora, os que reclamam dá a entender que todas as pessoas que precisam vir para o Centro querem ter o seu lugar para deixar o carro e resolver seus problemas. Isto existe para idosos e deficientes físicos e olha que é para quem chegar primeiro. Não existe esta paranoia. Em todas as cidades do porte de Ivoti para cima há o mesmo problema. Simplesmente não há espaço para tanto carro que procura o Centro da cidade. Há alguns meses escrevi sobre isso e vou escrever a mesma coisa de novo. É óbvio que no Centro não há espaço para todo mundo. Os motoristas se preocupam, os comerciantes se preocupam, todo mundo gostaria que cada veículo tivesse o seu lugar para estacionar quando quisesse. Seria uma maravilha.

ÓBVIO

É óbvio que os motoristas que vierem para o Centro terão que estacionar nas ruas paralelas se não encontrarem vaga na avenida mesmo. E é isso que eles não querem compreender. Tem coisa mais natural do que isso. Não inventem a moda, as coisas se resolvem através do mercado. Já tem dois estacionamentos e surgirão outros tantos quantos forem necessários para absorver a demanda de veículos sem terem onde estacionar.

ESTA SIM

Quanto à preocupação com a ocupação das vagas por funcionários que trabalham no Centro, esta tem lógica. Aqui mesmo o Diário tem este problema. Está difícil de botar na cabeça dos trabalhadores que é o cúmulo deixarem seus veículos estacionados em local nobre na principal avenida da cidade, das 8 da manhã às 18 horas. Aqui o pessoal do Diário foi sensibilizado e não deixa mais na avenida. Se todos os que trabalham no Centro fizerem a mesma coisa (inclusive o pessoal da Prefeitura) já haverá uma boa oferta de vagas para aqueles que vêm e vão e que são a razão de ser de tudo que existe no Centro. Esta é a primeira medida que precisa ser tomada pelos patrões. Eles têm que fiscalizar seus próprios trabalhadores para não ocupar as vagas de quem os mantém no emprego.

PARQUÍMETROS

Um vereador lançou a ideia de instalar parquímetros na região central. Penso que ainda não chegamos a este ponto, mas a ideia não é de todo má. O sujeito paga pelo tempo que usa o local. Assim é nas grandes cidades do mundo inteiro. Todavia, grandes cidades e não pequenas como Ivoti. Com as três providências que podem ser tomadas logo tudo vai se resolver. 1- Quem trabalha no Centro não pode estacionar o dia inteiro na avenida e tem que usar as ruas paralelas; 2 – O surgimento de estacionamentos privados vai se intensificar cada vez mais; 3 – A falta de vagas é um problema mundial e Ivoti está longe de ser um lugar crítico quanto a isso.

100 METROS

Ninguém precisa caminhar mais de 100 metros do local onde estaciona até o endereço onde for. Duzentos metros que seja, isto não é demais. Portanto, parece paranoia ou coisa de quem não tem o que fazer, tipo a preocupação da Marli quanto a proibir beber uma cervejinha nas praças de Ivoti. Vereadores, vamos se ocupar de problemas concretos como aqueles que dizem respeito a vidas humanas que se perdem por falta de providências do poder público. Preocupem-se com o excesso de funcionários na Prefeitura, que tiram do bolso da população milhões de reais e embolsam sem dar a contrapartida. Preocupem-se com as aposentadorias integrais na Prefeitura enquanto nós aqui fora temos a nossa aposentadoria podada pelo INSS pela metade. Isto só para começar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário