Coluna Estância Velha
Jovens vão ter voz e vez na Câmara de Vereadores
“Visão sem ação não passa de sonho, ação sem visão é só passatempo, visão com ação pode mudar o mundo.”
EDUARDO
O jogador estanciense Eduardo Bauermann esteve em Estância Velha na terça-feira, revendo familiares e visitando empresas, para pedir apoio ao evento que está organizando, no dia 22 de dezembro. O jogo beneficente que acontece na Ponte Preta, foi a forma que o jovem encontrou de retribuir o carinho que recebeu dos estancienses, no lamentável episódio de racismo que sofreu, num jogo de futebol, há alguns dias. Aliás, o jovem zagueiro talentoso está de malas prontas. Vai atuar na Bélgica no ano de 2020. Mais um filho desta terra nos dando orgulho.
CLIMA QUENTE
Vez por outra o clima esquenta na Câmara de Vereadores. O desabafo do vereador Carlos Bonne (PDT), na palavra livre desta semana, não foi bem recebido por alguns colegas. Bonne reclamou das intermináveis falas sem objetividade, usando palavras um pouco duras. Dudu não gostou e acusou o vereador de quebra de decoro parlamentar com palavras inadequadas.
MOÇÕES
Estudantes e orientadores das escolas Cândido Rondon e Selvino Ritter foram homenageados na Câmara esta semana, por conta da conquista na Feira Internacional do Peru. As duas moções foram iniciativa do vereador Sérgio Werle (MDB), com o apoio de todos os vereadores. É sempre bom valorizar os nossos jovens. Estão todos de parabéns.
PÚBLICO
Além de alunos, pais e professores das escolas homenageadas, que estiveram esta semana, a Câmara tem recebido um bom número de visitantes nas sessões. A maioria com interesse em entrar para a vida pública, na próxima eleição. Espero que entendam tudo o que não se deveria fazer, no uso das atribuições do cargo de vereador. A casa cheia é uma das explicações para tanto papo na tribuna livre. Tem vereador que nem sabe o que falar, fica gaguejando e encontrando assunto, só para fazer o seu comercial.
ÚLTIMA SESSÃO
A última sessão do ano acontece no dia 17 de dezembro. A previsão é de que seja uma longa sessão. Tem eleição da mesa, a presidente já solicitou o espaço do Grande Expediente, para relatar ações do último trimestre da Câmara, e também deve ter muitos projetos de última hora, já que os vereadores entram em recesso parlamentar.
PARLAMENTO JOVEM
Depois do projeto Vereador Mirim, vem aí o projeto Parlamento Jovem, do vereador Carlos Bonne (PDT). Ainda não sei detalhes, mas pelo que escutei, deve ser uma ideia muito boa, como forma de integrar os jovens na política. Temos na cidade, uma leva de jovens, com excelentes ideias, e de todos os partidos. Está na hora mesmo, de dar algum espaço para estes jovens.