Coluna Estância Velha
Leitores assíduos em busca de obras
A Biblioteca Municipal está promovendo, até amanhã, mais uma edição do seu Sebo Literário. A atividade tem como objetivo auxiliar a entidade a arrecadar fundos para atualizar e melhorar seu acervo – já gigantesco – sempre pensando em melhorar para que o leitor estanciense possa ter opções variadas. O mais interessante é ver como o público vai atrás das oportunidades de ler, de ter mais opções de livros. No primeiro dia, a biblioteca lotou para as compras e nos dias seguintes o público ainda seguia atrás das obras à disposição. A diretora da entidade, Maria Helena Ritter, comentou comigo que Estância Velha é uma cidade leitora e isso me deixou muito feliz, saber que uma cidade preza pela leitura, pelo saber, pela educação. Isso é o que nos diferencia, isso que torna uma cidade melhor, um povo melhor, essa vontade de saber mais, de ser mais. Parabéns aos estancienses.
AINDA TEM TRADIÇÃO
A Semana Farroupilha ainda não acabou. Ainda tem muitos eventos para acontecerem. Os CTGs estancienses preparam suas atividades ao longo desta semana e o público pode aproveitar tudo que a data tem a oferecer. Tem Desfile Farroupilha na quinta, tem sessão solene da Câmara no CTG Mourão da Estância hoje. A cidade ainda respira o tradicionalismo e o amor ao Rio Grande – e eu posso estar me tornando repetitivo –, mas é minha forma de, sempre, lembrar o quanto ainda temos para nos orgulhar, o quanto ainda temos para manter firmes e fortes. Então, aproveite os últimos dias de bairrismo e tradição.
HORA DE FALAR SÉRIO
Deste mês até o final do ano, estudantes do colégio Marechal Cândido Rondon promovem encontros do projeto Fala Sério. A ideia é conversar com os adolescentes sobre assuntos e situações que dizem respeito a essa fase de incertezas e novidades que eles vivem atualmente. A cada 15 dias, os estudantes podem participar de reuniões e, assim, criam um espaço para trocar experiências. Eles também vão poder visitar empresas e aprender a fazer currículos, visando o mercado de trabalho que, logo, estarão se inserindo. É oportunidade para que os jovens sejam bem colocados, estamos falando de futuro, de gerações que virão depois.
FALANDO MAIS SÉRIO
Estamos em setembro. Mês de pensar e lidar com questões de grande importância para todos nós. O Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, é um dos momentos onde destacamos a importância de falar sobre depressão e outros transtornos que colocam as pessoas em caminhos – muitas vezes – difíceis de sair. As atividades voltadas para a valorização da vida tomam forma e se tornam, cada vez mais, assíduas. Ainda assim, é de grande importância pensar muito bem nas atitudes que toma, principalmente quando envolve pessoas em situação mais vulnerável. O Setembro Amarelo é apenas um mês qualquer, quando a verdadeira proposta não é seguida, não é lembrada, não é pensada. Juntos somos mais fortes, cuidando e pensando no outro também.