Colunistas

Mais um ano de espera no Cooperlaga

06/06/2018 - 11h00min

A promessa é que até o primeiro semestre de 2019 comecem as instalações de água e de luz pela Corsan e pela RGE Sul no Loteamento Cooperlaga, no bairro Campo Grande. O loteamento começou a ser implantado em 2004 e em 2006 começou a mobilização para a regularização. São 509 escrituras e os moradores necessitam compartilhar entre si o uso de energia elétrica, pois o problema se arrasta há mais de uma década. Muitas pessoas se desfizeram dos seus terrenos pela falta de infraestrutura. Quem precisou de água teve que abrir um poço.

LOTEAMENTO

Por questões como essa da Cooperlaga que o Ministério Público cobra dos loteadores e das Prefeituras que cada loteamento esteja completo para ser liberado. Quando o loteamento não recebe a infraestrutura exigida por lei, o problema sempre estoura no Poder Público. Alguns loteadores acabam lucrando por pura ganância e por não cumprir o que foi prometido. Sobra para a população pagar cada vez mais impostos para cobrir erros como esse. Se não existe infraestrutura, simplesmente não se deve liberar a área para habitação. E problemas como esse sempre são empurrados com a barriga, ou seja, o futuro administrador do município que se vire com essa “batata quente”.

ÁRVORES NA AVENIDA

Foi feito o plantio recente de árvores no canteiro central da av. Presidente Vargas. Só que falta colocar grama ou algum pavimento para dar um aspecto mais agradável na parte de acesso ao município, logo após o pórtico.

VÁRIAS AÇÕES

Serão plantadas 1.830 mudas de árvores nativas e exóticas, através de várias ações ambientais que acontecem em Estância Velha durante o mês de junho. Dentro do Projeto de Arborização está o plantio de 1.450 mudas na rua 13 de Maio, 150 mudas na pista de atletismo do Campo Grande e mais 60 nas áreas de uma escola de Ensino Fundamental, de uma creche e de um posto de saúde, entre outros pontos.

POMARES

Outra questão é o plantio de dois pomares urbanos. Um pomar será na rua Minuano, no bairro Bela Vista, e outro na rua Arlindo Schneider, no bairro Nova Estância.

ELETRÔNICOS

<10>Outra atividade importante será a entrega voluntária de aparelhos eletrônicos no novo Centro Administrativo da Prefeitura, próximo ao supermercado Asun. A data dessa ação ainda será definida e futuramente divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente.

FEIRINHA

Também consta na programação uma Feira de Adoção na Praça 1º de Maio, durante todos os sábados do mês de junho. O evento somente vai acontecer se não chover.

VISÃO

O Lions Clube de Estância Velha oportunizou testes de visão e nove estudantes da rede municipal de ensino tiveram problemas de deficiência visual detectados, segundo explica a atual presidente do clube, Nair Prade. Em virtude disso, esses estudantes irão recebeu nove óculos doados pelo Lions, o que deve auxiliar nos seus estudos.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário