Colunistas
Mês de junho será dedicado ao meio ambiente
Todo esse mês de junho terá atividades relacionadas ao meio ambiente. Na quarta-feira, dia 6, às 8h30, inicia o plantio de árvores nativas na Escola Presidente Kenedy, na Emei Mundo da Criança e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rincão. Entre as árvores estão o ipê amarelo, ipê branco e quaresmeira. Em plantas nativas e exóticas serão plantadas 2.000 mudas, explica o secretário Edenilson Klaus (Nina).
ELABORAR CALENDÁRIO
A secretária de Educação, Marli Arigony, destacou que será elaborado ainda nesta semana um calendário para recuperação dos três dias que as escolas municipais ficaram sem aulas, devido à paralisação dos caminhoneiros. Ao todo, 6 mil estudantes da rede municipal de ensino ficaram sem aulas. Segundo Marli, acontecerá uma reunião com as diretoras das escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil para planejar a recuperação dos dias perdidos.
CAMPANHA CONTRA ABUSO
Entra em votação na sessão desta terça-feira, dia 5, o projeto de autoria da vereadora Veridiana Monteiro (Veri-PSB) e do vereador Euclides Tisian (Grinco-PT), relativo à criação de uma campanha para que todos os cidadãos efetuem denúncias referentes a abusos e violência sexual contra crianças adolescentes. A ideia é boa, vale saber se as pessoas que souberem desses fatos terão a coragem de realizar as denúncias às autoridades competentes.
TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE
Outro projeto que deve entrar em votação na sessão de hoje à noite refere-se a transferir os cuidados com o Centro de Apoio Educacional Helberto Klein da Secretaria de Educação e Cultura para a Secretaria de Desenvolvimento Social. A responsabilidade do lar sai da Educação e vai para o Desenvolvimento Social.
UMA RETROESCAVADEIRA
<10>Outra matéria importante a ser votada é a abertura de crédito adicional no valor de R$ 146.250, com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O recurso será destinado à aquisição de uma retroescavadeira.
FOI RETIRADO
A prefeita Ivete Grade solicitou na semana passada a retirada da pauta da Câmara o projeto 033 do Executivo, que dispõe sobre a proibição de contratar companheiro, cônjuge ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau de agente político, ou servidor público do município.
ESTÁ NO CCJ
Encontra-se em análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o projeto 037, que autoriza o Poder Executivo a Repassar à Apae de Estância Velha recursos do Programa Federal denominado Piso de Transição de Média Complexidade. Não tem valor constando no projeto.
INSUMOS
Está em tramitação a licitação para aquisição de adubo, milho e ureia, insumos que serão repassados aos produtores familiares rurais. A quantia repassada será conforme as notas emitidas pelos produtores locais, e que constam no talão de produtor.