Colunistas

Mobilização necessária para evitar problemas futuros

19/03/2018 - 11h00min

Uma parceria envolvendo as Secretarias de Obras e Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) confirma que o mutirão iniciado mês passado para recolher móveis, bem como equipamentos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, seguirá no município por tempo indeterminado. Os pontos de coleta são a Subprefeitura do Rincão dos Ilhéus e a própria sede da Secretaria de Obras. Este tipo de ação é importante, até porque, infelizmente, o número de materiais como estes que são simplesmente atirados pela cidade é imenso. Semana passada mesmo, estava aguardando o secretário Edenílson Klaus para uma conversa e ele me relatava que, momentos antes de chegar, estava com sua equipe efetuando o recolhimento de um sofá. A administração vem fazendo sua parte, disponibiliza o ponto adequado para o descarte. Agora, caberá a nós – população – ajudar e fazer a nossa. Como costumo escrever, não adianta apenas reclamar. É preciso ajudar.

LICITAÇÃO IMPUGNADA

A novela envolvendo a licitação para contratação do serviço de coleta de lixo ganha mais 30 dias de capítulos, digamos assim. Desta vez, o processo foi impugnado por conta da convenção coletiva de trabalho dos empregados que executam as atividades nas ruas. Algo que não estava nos planos, até porque saiu após o lançamento do edital, mas que impactaria também na planilha de custos das empresas. Por orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) – que acompanhou todo o processo – a Prefeitura decidiu cancelar a abertura dos envelopes programada para ocorrer hoje. Por conta disso, as seis empresas terão mais tempo para ajustar seus custos e encaminhar – finalmente – as propostas financeiras ao município.
Após tantas idas e vindas, tudo que a administração não quer – neste momento – é mais confusão com o recolhimento de resíduos sólidos. Pelo menos, este foi o sentimento que tive em conversa recente. É como diz aquele ditado, “é melhor prevenir, do que remediar”.

BANDEIRA DA ECONOMIA

A Prefeitura está satisfeita com a decisão tomada em separar os serviços de coleta de lixo e destinação final. Ao longo de sete meses, o município conseguiu economizar R$ 22 mil mensais. É uma marca interessante.

CASTRAMÓVEL

Uma emenda do deputado Paulo Pimenta (PT) destinará R$ 100 mil ao município para aquisição do Castramóvel. Algumas cidades da região, como Novo Hamburgo, possuem o veículo e o resultado tem sido bem impactante em favor da causa animal. Com isto, são realizadas castrações nos bairros dos municípios.
Falando nisso, o PT – nos últimos dias – já destinou três emendas parlamentares à Capital Nacional do Couro. Além de Pimenta, os deputados Elvino Bohn Gass e Maria do Rosário encaminharam recursos para Estância Velha.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário