Conecte-se conosco

Colunistas

Não dá nem para pensar senão a raiva passa a ser tanta que você não vive mais

16/07/2019 - 11h25min

Atualizada em 16/07/2019 - 11h29min

Todavia, não dá para deixar de refletir sobre o assunto. Imaginem a morte deste rapaz do time de futebol de salão de Novo Hamburgo que morreu no acidente de ônibus numa reta na estrada entre Uruguaiana e Itaqui. Pessoas que cruzam pelo local contam horrores desta estrada. Aqui já trabalhou um repórter de Itaqui e que nos contava que não existia manutenção na estrada. E o provável acidente do ônibus foi por causa do desvio de um buraco na estrada. O motorista se perdeu com a guinada brusca e o ônibus saiu da pista. Quem são os verdadeiros culpados pela morte do rapaz de 22 anos? Ninguém mais ninguém menos do que nossos políticos. Nos últimos 30 anos eles acabaram com o Brasil. Não basta dizer que o governo federal, os estados e grande parte dos municípios estão quebrados. A verdade real tem que ser dita. Eles estão mais do que quebrados. As pessoas acham que os governos estão quebrados quando não tem mais dinheiro para pagar os salários como acontece com o Rio Grande do Sul. Não eles quebram quando, muito antes de não pagar mais salários, deixam de construir novas estradas, deixam de fazer a manutenção das antigas, deixam morrer pessoas na fila do hospital, a educação vira uma droga, faltam brigadianos e policiais civis.

VICIOSO

Há o círculo virtuoso e o círculo vicioso do atraso. O círculo virtuoso é quando tudo vai bem e o povo vê o progresso e o dinheiro dos seus impostos bem aplicado. Mas nós vivemos há décadas num círculo vicioso de depressão, em que não há dinheiro para nada e os governos existem para nos extorquir. A única função deles nas últimas décadas é cobrar cada vez mais impostos para se locupletar. Dinheiro já falta para pagar salários. O que fizeram de loucura nestes últimos anos é uma grandeza. Tem categorias no Estado cuja despesa é de 71% em aposentadorias. É um negócio que não tem explicação. Tá tudo errado e é preciso tudo consertar. Eduardo Leite está começando uma tarefa que Sartori não fez. Sartori só ficou se queixando e cometeu o erro fatal de fazer as coisas no último ano. Logo ele, macaco velho da política. Deveria saber que o capital político de um governante é de meio ano. A partir daí as coisas complicam.

SOLUÇÃO

A solução, quando morre alguém por culpa da má conservação de estradas, seria responsabilizar os governantes. Não só governadores, mas os deputados também. Todos eles têm culpa no cartório. Eles deveriam responder pelo que deixaram de fazer. Aí aposto que não ficaria nenhuma estrada esburacada. Mas esta é uma solução que não tem solução. É que são os próprios políticos que fazem as leis e eles jamais fariam uma lei que os incriminasse. Daí não temos saída mesmo.

MUDANÇAS

De qualquer maneira estão havendo mudanças na política brasileira. A aprovação da reforma da previdência é o sinal de que as coisas estão mudando. Devagar mas estão.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.