Colunistas
No inverno é menos, mas mesmo assim nos dias mais ensolarados a poeira está presente no dia a dia dos moradores
O prefeito Daniel Rückert confirmou semana passada que vai fazer o asfalto da Avenida Fridolino Ritter, no Bairro Arroio das Pedras, com recursos próprios. Daniel sabe da importância de se asfaltar o trecho, mas também que não terá recurso para o restante das ruas do bairro. É questão de prioridade já que a extensão da Fridolino Ritter veio para desafogar o tráfego do Centro e com isso recebe muitos veículos todos os dias, gerando muita poeira.
ZEBROU
A expectativa do prefeito era conseguir uma emenda destinada pelo deputado Danrlei para a área do turismo. O governo até inscreveu a obra para receber o recurso, já que as ruas do bairro dão acesso ao Morro do Vento. Mas a emenda não foi aceita uma vez que o Ministério do Turismo exige que o asfalto seja feito desde o ponto turístico e não no início do acesso a este. Ou seja, zebrou tudo o que foi falado na última reunião.
LONGA ESPERA
Conheço a realidade dos moradores do bairro. Há uma longa espera por asfalto. E esta vem desde que Picada Café se emancipou. Sim, o Bairro Arroio das Pedras foi um dos primeiros de Picada Café e por isso os moradores dizem que sempre foram “esquecidos”. Hoje vivemos um momento difícil na arrecadação, com queda brusca em função da grave crise que já fechou muitas empresas e outras estão reduzindo a produção. E quando cai a arrecadação e você mantém serviços importantes como educação e Posto 24 Horas, a tendência é não ter recurso para áreas como pavimentação.
DIVIDIDAS
Uma das coisas que mais requer recursos é o Posto 24 Horas. Bom, converso bastante com pessoas da comunidade e estas estão divididas quanto ao manter atendimento o dia inteiro ou diminuir. Sim, hoje o Município mantém dois postos se analisarmos que, mesmo tendo o de Picada Café, ainda precisa auxiliar e manter o Hospital Nova Petrópolis. Tenho certeza que o governo também fica dividido, gostaria de ter mais recursos, mas ao mesmo tempo quer atender as pessoas que clamam por um posto 24 horas sempre a disposição para uma eventual emergência.
AINDA HÁ VACINA
Para quem não tomou a vacina da gripe, ainda há nos Posto de Saúde de Picada Café. A liberação da vacina para todos os grupos é importante, afinal, o inverno está aí e não adianta imunizar depois que o frio passa. Não entendo porque o Ministério da Saúde prioriza para alguns grupos. Acho que a vacina tinha que ser liberado para toda a população. Se a vacina realmente é eficaz como o Ministério da Saúde comunica, tem que liberar. Nesse país onde tanto recurso é desviado, jogado fora, nada melhor que a população tenha acesso a um medicamento desse de forma grátis para estar um pouco mais protegido no período do frio. Pelo menos nos três estados do Sul onde o frio faz de verdade.
HORÁRIOS
Para tomar a vacina basta comparecer aos postos de saúde de segunda a sexta-feira. No posto do Centro ela é aplicada das 8 às 11h30 e das 13 às 16h e na Joaneta todas as manhãs das 8 às 11h.