Conecte-se conosco

Colunistas

Novo chefe da Emater vai focar na gestão

09/05/2018 - 11h00min

O novo chefe do escritório da Emater local, o engenheiro agrônomo Hector Eder, veio transferido de Gramado para substituir Daniele Oliveira da Rosa. Atualmente, Hector optou por residir em Ivoti, cidade que já conhecia nas idas e vindas entre Porto Alegre e Gramado. O foco dele no trabalho junto aos produtores familiares rurais será relativo à gestão do agronegócio, incentivando os cuidados com o solo e ampliação do número de agroindústrias.

PRIMEIRO VAI CONHECER

Como o trabalho de Hector iniciou na segunda-feira, dia 7, ele está primeiramente mantendo contatos com as entidades do município, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores rurais, entre outras. Além disso, está tendo os primeiros contatos com os produtores rurais de Hortêncio, para ter a dimensão da realidade local.

ATITUDE EXEMPLAR

É bastante exemplar e louvável a atitude de uma turma de amigos que realizaram uma atividade de som automotivo e carros baixos em Ivoti e arrecadaram 150 quilos de alimentos não perecíveis. O bacana é que repassaram os donativos para a Escola Municipal São José, onde muitos estudaram. Trata-se do Arrepiados Clube, que tem Rafael Heck, Moisés Becker, Felipe Würzius, Naikel Becker, Adonei Previatti, Joel Welter e Volnei Olbermann.

LIVRE DA AFTOSA

Um fato curioso é que o RS é considerado livre da aftosa com vacina, e a partir de 2019 passará a ser considerado como livre da aftosa, ou seja, sem a necessidade de aplicar a vacina contra a doença. Mas, falando nisso, iniciou ontem a vacinação contra a febre aftosa. O vacinador Guilherme Welter é o encarregado de aplicar as doses no rebanho do gado do município, que tem cerca de 2.700 cabeças. Welter terá a companhia de um funcionário da Inspetoria Veterinária de São Sebastião do Caí.

ENTREGA DE ALEVINOS

Iniciou ontem a entrega dos alevinos encomendados por 17 produtores rurais. Foram solicitados 3.530 alevinos, sendo que os maiores pedidos referem-se à carpa capim e à tilápia. Os demais são de jundiá, carpas cabeça grande, colorida, prateada e húngara, jundiás e traíras.

CONSTRUÇÕES CLANDESTINAS

Ainda não foi votado o projeto referente a regularização das edificações clandestinas e irregulares em situação consolidada até a data de publicação da lei. A matéria está sob análise do Legislativo. A legislação indica as ações que deverão ser seguidas. A assessora jurídica do Município, Fernanda Koch e o engenheiro Daniel Ludwig Spohr explanaram na Câmara a finalidade do projeto. Em caso de registros de atividades comerciais, e até de venda do imóvel é exigido o habite-se, entre outros documentos. Haverá isenção de algumas taxas e o custo do morador será somente referente à planta do imóvel.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.