Coluna Dois Irmãos

O 21º Caderno do 60º Aniversário Dois Irmãos e a Começo de Conversa chegando a 20 anos

20/08/2019 - 09h45min

Dois Irmãos vai completar 60 anos no dia 10. E nós, mais uma vez, estamos em uma verdadeira gincana contra o tempo, elaborando o caderno do aniversário, aquele especial que sai com cerca de 60 páginas, contando um pouco da história e fatos pitorescos deste período todo.

21 ANOS

Desde 1999 o Diário publica cadernos de aniversário do município. Enfim, dá 21 anos de cadernos, não é? Ou seja, cerca de 1.000 páginas. Mas números não significariam nada, a não ser que, como neste caso, são páginas que falam quase que, exclusivamente, da história de Dois Irmãos.

20 ANOS

E esta coluna chamada de Começo de Conversa está completando 20 anos. Outro dia a gente precisa a data certa para vocês, mas, sim, são duas décadas escrevendo, inicialmente uma vez por semana, mas há 15 anos, escrevendo todos os dias, colecionando amigos, fãs e, digamos, (quase) inimizades.

RABO

Digo, “quase”, pois temos, às vezes, alguns que olham torto, devido ao assunto abordado naquele dia. Mas, graças a Deus, até hoje, nenhum processo judicial e nenhum arranca-rabo maior! Apesar de que, muitos que vêm nos falar da coluna, dizem a mesma coisa: “gosto da coluna porque tu diz o que tem que ser dito”. E, estas coisas, às vezes, acertadamente ou erradamente, machucam. Enfim, escrever todos os dias dá nisso! Ossos do ofício…

CONVITE

Por este motivo, estou convidando todos aqueles que, um dia ou outro, escreveram esta coluna em meu lugar. Seja quando não tive tempo, quando resolvi abrir espaço a colegas do jornal para arejar a coluna com outros assuntos, seja nas minhas férias, apesar de que, normalmente, quando saia de férias, deixava-as prontas ou ia escrevendo-as, mesmo nas férias, e enviando para o jornal publicar. Por atestado ou doença, graças a Deus, nunca faltamos ao dever, nestes 20 dias! Enfim, todos os que, um dia, escreveram a Começo – interinamente, como são chamados os substitutos (ou reservas) no meio jornalístico! – estão convidados a escrever estes 2.900 caracteres.

CONTA

Falando em 2.900 caracteres (letras), temos que escrever letra por letra todos os dias. Se contarmos os tempos em que a Começo era semanal e os anos em que se tornou diária, já deve ter umas 5.000 colunas. Isso nos faz pensar que são quase 15 milhões de letras escritas!

PICANTES

– Aliás, Assis Chateubriand, o pai da imprensa brasileira, foi autor de mais de 5.000 colunas em seus jornais, em tempos idos! Um dia chegaremos lá…
– Quem quiser apoiar ou patrocinar o caderno dos 60 anos de Dois Irmãos pode nos procurar até a semana que vem. Entretanto, os melhores espaços já estão no fim, então, é bom se apressar. Anúncios a partir de R$ 300.
– “Tudo é vendas” é o nome da palestra de Carlos Fortes – um workshop da agência Vela – que acontece às 19h15 no teatro Adriano Schenkel nesta terça, 20.
– A mensagem positiva do dia será a Semana de Santo Agostinho: “Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário