Conecte-se conosco

Colunistas

O cara é bom de voto

08/10/2018 - 11h00min

Não tem como não escrever hoje de início sobre o nosso amigo Marcel van Hattem. Natural de Dois Irmãos, onde foi vereador, chegou um momento em que não se elegeria vereador para renovar o mandato. É o que os entendidos na política dizem lá em Dois Irmãos. Concorreu a deputado estadual e fez 35 mil votos. Ficou na primeira suplência perdendo para Fixinha por poucos votos. Assumiu uma cadeira na Assembleia e foi escorraçado de lá por não votar como Sartori queria.

CORAJOSO

Marcel é corajoso acima de tudo. Trocou o PP pelo Partido Novo no fechamento da janela para troca de partido. Ou seja, trocou o certo pelo incerto. O Partido Novo é um partido sob medida para um político como ele, que não aceita dinheiro público para a campanha. O Partido Novo é aquele do Amoedo. O dinheiro para a campanha a que o Partido Novo teria direito o partido não aceitou e tentou devolver. Acabou não devolvendo porque aí o dinheiro seria redistribuído entre os outros partidos. Aí o Partido Novo não devolveu e vai entregar para entidades beneficentes. Este é o partido do Marcel, bem a cara dele. Num partido novo, muitos temiam por sua eleição, porque precisava no mínimo de 120 mil votos. Partido novo e pequeno. Mas o que aconteceu? Marcel, o Papagaio de Pirata, faz 320 mil votos podendo ser mais ainda. Provavelmente bateu o recorde de votos de um deputado federal em todos os tempos. Tem que tirar o chapéu para ele. O cara é bom de voto.

SURPRESA

Outra surpresa é a eleição de Issur, de Novo Hamburgo, para a Assembleia Legislativa. Ele é vereador em Novo Hamburgo, onde também é professor. Foi professor também em Dois Irmãos. Issur fez mais de 8 mil votos para vereador em Novo Hamburgo. A outra surpresa foi a não eleição do prefeito Toco, que fez por volta de 27 mil votos. Deve ficar numa suplência. Quanto a governador a vitória de Eduardo Leite era esperada com Sartori em segundo. Vai ter segundo turno para governador.

TORCIDA

Se tinha uma torcida que eu estava fazendo era pelo candidato a senador, Luis Carlos Heinze. Como ele se elegeu estou muito feliz. Não tem quem não acompanha o desempenho dele como deputado federal. É conhecido como um dos deputados mais trabalhadores que existem. Trabalha dia e noite, 7 dias por semana. Aparecia lá atrás nas pesquisas e ninguém esperava que fosse se eleger. E não é que ele se elege com uma expressiva votação? Luis Carlos Heinze está cotado para ser ministro da Agricultura em caso de eleição de Jair Bolsonaro. Estamos tristes pela não eleição de Toco e também de Fixinha. Com 90% dos votos apurados, Fixinha estava fora. Ele é o campeão de mandatos atualmente.

SEGUNDO TURNO

Para presidente da República teremos segundo turno. Quando aconteceu o fechamento da edição do Diário tínhamos cerca de 80% das urnas apuradas e Bolsonaro estava com 48% dos votos. Como se sabe, para não dar segundo turno, o vitorioso teria que fazer 50% dos votos mais um.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.