Colunistas

O padre (à moda antiga) que exerce um grande poder de liderança

08/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 08/03/2019 - 15h48min

Acalmou a polêmica que levou o padre à Câmara. Deve ter sido inédito, pois não lembro de caso parecido! Mas a ida do padre César para rebater o vereador Daniel acabou por dar publicidade a quanto dinheiro e o quão diversificado são os auxílios que a igreja faz, ajudando vários setores da comunidade. Ninguém imaginava que era tanto!
No frigir dos ovos, deve ter gente agradecida ao vereador por ter levantado o assunto (ou criticado a cobrança feita pela igreja). Este fato proporcionou grande publicidade ao trabalho do conselho econômico, do padre e da Paróquia.

PADRE

“Nunca antes na histórica desta coluna” (diria o Lula) falamos sobre sacerdócio. Talvez nem deveria, afinal, é um tema espinhoso, mas hoje resolvemos citar o que temos ouvido a respeito do padre César. Conhecemos gente de fora que vem até o Morro para participar das missas dele, assim como há pessoas que gostam quando ele participa (ou vai rezar) na igreja de suas cidades. Não somos nós que estamos dizendo, são leitores…

Vocês vão lembrar que há alguns anos, o Teewald fez abaixo-assinado para trocar o padre. Também vão lembrar que há muito tempo havia um pároco no Morro que era amado por uns, mas fez muitos se afastarem da igreja, pois ele “não mandava dizer”, era direto e reto!

Então, ao relembrar disso (não por crítica aos anteriores!), podemos prever que o padre César está fazendo história do Morro. Devido ao seu poder de liderança! Se não for ofender, dá pra dizer que é um “padre à moda antiga”, afinal, hoje em dia a sociedade é dividida em setores e cada qual apita no seu nicho, apenas. Sou do tempo em que o padre era um líder da sociedade, em vários setores. Lembro de um que foi fundamental para um clube de futebol, outro para construção de uma escola! Aliás, aqui na região, no passado, isso foi desempenhado pelos professores, padres e pastores evangélicos, que eram muito mais do que educadores ou líderes espirituais. Mas hoje em dia a gente não vê mais isso, salvo exceções. E o padre César (até aqui) é uma delas! E isso é muito bom para o Morro e para a religiosidade!

À MODA ANTIGA

Não é apenas um padre que reza missa ou coordena a Paróquia. Ele vai mais além, tem uma liderança que faz o município convergir para a comunidade católica. Esta liderança do padre César é medida em várias atividades e setores em que participa ou toma a frente. O Galeto da Segurança, por exemplo, em qualquer cidade é organizado apenas pelo Consepro e Brigada. No máximo, um e outro político ajuda! Mas aqui no Morro foi bem diferente, não só pelo galeto ser no salão paroquial, como pelo engajamento e a entrega do valor arrecadado ter sido na missa.

Isso, aliás, é outra virtude do padre (o qual conheci pessoalmente apenas há poucos meses, com seu Fusquinha, esbanjando humildade!): o grande poder de comunicação que ele tem. É o único padre da região que divulga um folder mensal para informar e dialogar com a comunidade! Ou seja, mais democrático impossível, bem diferente das atitudes ditatoriais da região, onde muitos políticos fazem o estilo “manda quem pode e obedece quem…”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário