Conecte-se conosco

Coluna Dois Irmãos

O perigo de sair dando opinião ou criticando sem se informar antes

04/04/2018 - 11h00min

– A Prefeitura estava instalando uma sinaleira na Ponte de Pedra na segunda-feira. Recebemos fotos de lá e ouvimos alguns comentários: Alguns disseram que “ia mais atrapalhar do que ajudar”, outros ironizaram dizendo que o progresso estava chegando e alguns reclamaram que isso e aquilo…
– Qual a tua opinião? Na coluna de ontem, para dar mais corda, perguntamos: “E a sinaleira na ponte?”. Só a pergunta e nada mais.
– Vendo esta repercussão deste assunto a gente se dá conta de onde as coisas foram parar. Mas a pergunta que eu quero fazer e que fiz foi: tu foi atrás para saber qual o motivo daquele semáforo?
– Quem reclamou ou criticou é porque não gosta da prefeita ou do partido? Só reclama quem é contra a Prefeitura? “Si hay gobierno, soy contra”, é isso?
– Talvez. Mas não é esta a minha preocupação. Não consigo acreditar que o mundo “evoluiu” a tal ponto das pessoas verem uma cena e já saírem julgando e dando opinião. Enxergaram o pessoal das Obras ou o Mauro Agostini lá, instalando a sinaleira, e já acharam que ficaria ligada 24 horas, atrapalhando todo mundo. Viram a cena e saíram xingando. Porque não aproveitaram os minutinhos de espera – já que a ponte é mão única e todos têm que esperar alguns minutos – para perguntar o porquê da obra? Aí que me refiro!
– Isso é muito preocupante, pois algumas pessoas, ao passo que são intolerantes e sem paciência, acham que podem sair criticando ou dando opinião sem se informar. As pessoas olham a foto de alguém viajando no Facebook e já acham que o cara está rico. E se enriqueceu rápido é porque está “metido com tráfico, só pode ser”. É perigoso criticar ou emitir opinião sem estar a par das coisas. Igual à metáfora que nos disse a proprietária do restaurante de maior sucesso em 2017: “quem vê nosso caminhão passando só pensa no dinheiro do frete, mas não sabe quanto foi trabalhoso carregar a carga”. Aí que me refiro: vá lá lavar prato antes de achar que se ganha dinheiro brincando e sair apontando o dedo!
– Não posso sair criticando o Daronco se não vi o lance da expulsão ou se só entendo de basquete e não entendo nada de futebol.
– Pior os que nunca usam a ponte, que nunca vão ao São João ou Vila Rosa e saíram criticando porque ouviram um amigo criticar…
– Da mesma forma, tem gente que lê o título das notícias do Diário no Facebook e já vai nos comentários fazer pergunta, cuja resposta está dentro do texto, onde é só clicar para ler. Pior são os que já saem criticando a notícia, que está incompleta e não clicam no texto para ler na íntegra.
– Mas, voltando à primeira linha do texto, a resposta é: a outra ponte do Feitoria, na av. Sapiranga, vai ficar fechada alguns dias por conta da obra, então, foi instalada a sinaleira ali na ponte do São João para organizar o trânsito nos momentos de pico. Afora isso, certamente ficará desligada em outros horários. Simples, não? Não estou elogiando ou concordando, mas apenas esclarecendo. Então, precisava tanta opinião, crítica ou alvoroço?
– Enfim, para fechar o assunto, considero um perigo o rumo que as coisas estão tomando com a humanidade, cada vez mais superficial e interessada em dar opinião sem se informar antes.
– Por fim, lembrando que Deus nos deu dois ouvidos e uma boca não foi a toa, a mensagem positiva do dia do Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.