Colunistas

O povo de Ivoti haverá de reconhecer isso

07/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 07/11/2018 - 11h04min

Aqui é a mesma situação do ovo e da galinha. Ninguém sabe o que veio primeiro. A verdade é que novos ventos estão soprando pelo País afora em vista da surpreendente eleição deste ano, que varreu velhas raposas da política do mapa e colocou no seu lugar quem pensa diferente. Quem pensa primeiro no povo que paga a conta e deixa por último os privilegiados do serviço público, que são cidadãos de primeira classe comparados com o povo em geral. Esta dicotomia tem que acabar. E parece que o pontapé inicial foi dado.

BENESSES

Muitos governantes dão toda sorte de regalias para os funcionários públicos achando que são eles que os elegem na próxima eleição. Tenho dito que isto é uma falácia. Funcionário público não elege ninguém. Aqui em Ivoti eles não reúnem mais de 3% dos eleitores, mesmo porque grande parte deles nem vota aqui e é de fora. O secretário do Meio Ambiente reside em Canoas.

PARABÉNS

Antes mesmo dos novos ventos soprarem de Brasília, ou melhor, das urnas que foram abertas aqui em Ivoti às 17 horas do dia 28 de outubro e que quebrou velhos paradigmas pela primeira vez, dando conta de que os eleitores mudaram e já não pensam como antes – se algum dia pensaram – o prefeito Martin Kalkmann tomou uma atitude inovadora. Ele baixou um decreto para anular um de Arnaldo do ano de 2000 estabelecendo novos critérios para não trabalhar em dias que não são feriados, mas que os funcionários não querem trabalhar como se feriado fosse.

QUANDO

Trata-se das manhãs do dia 24 e 31 de dezembro. Até agora era ponto facultativo e ninguém trabalhava. Só que o ponto facultativo determinava que as horas fossem recuperadas depois das folgas, o que jamais foi feito. O novo prefeito, com nova mentalidade, chegou a seguinte conclusão: se é para brincar com o serviço público, o faz-de-conta, então que não se faça nada. Ele fez diferente e inovou.

COMO

Martin determinou em novo decreto que as horas da folga dos dias 24 e 31 de dezembro de manhã sejam cumpridas antes dos feriados. Quem não cumprir terá descontado do salário.

cópia do decreto

SÁBADO

Para cumprir as horas ele fixou o dia de sábado agora, dia 10, para que todos os funcionários da administração trabalhem das 7 às 16 horas. Portanto, SÁBADO QUE VEM, a Prefeitura estará aberta, com expediente das 7 às 16 horas. E desta maneira não precisarão trabalhar nas manhãs do dia 24 e 31 de dezembro.

INÉDITO

Isto é inédito em toda a região no mínimo. O prefeito Martin está inovando, pensando no bom funcionamento do serviço público em primeiro lugar e para acabar com as tradicionais mordomias. É assim que tem que se tratar o serviço público. Ele está de parabéns. O povo de Ivoti haverá de reconhecer isso.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário