Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

O povo já não usa o canudos

26/10/2018 - 11h00min

Atualizada em 26/10/2018 - 11h04min

Me surpreendi, enquanto percorria a cidade para fazer minha matéria sobre os canudos que serão – caso a prefeita Ivete sancione – proibidos na cidade, que muita gente já não os usa há algum tempo. Alguns bares e lanchonetes, inclusive, já haviam deixado de fazer uso dos canudos plásticos. Se o motivo foi o meio ambiente ou a sujeira, não sabemos. Mas é interessante que após a aprovação do PL na Câmara, saibamos que a cidade já não tem usado os canudos. O motivo pode não ser o que esperamos, porém, não deixa de ser uma boa notícia. Os comerciantes não terão dificuldade em se adequar caso a lei entre em vigor. É pelo meio ambiente, é por nós mesmos, que essas atitudes são tomadas. Ainda há um longo caminho a percorrer para que, de fato, façamos alguma diferença no planeta, mas com pequenas ações, mesmo que em pequenas cidades, todos juntos, podemos fazer muito mais. Somos mais fortes quando unidos.

PROTEJA SUA BOCA

A Secretaria de Saúde promoveu uma ação para examinar e, de forma precoce, diagnosticar possíveis casos de câncer de boca. Maio foi o mês de combate à doença – o Maio Vermelho -, porém, a greve dos caminhoneiros impediu que o evento acontecesse. Antes tarde do que nunca, mais de 20 pessoas passaram, somente pela manhã, na atividade. O mais interessante é que muita gente não conhece a doença, não sabe que precisa tomar cuidado com a própria boca, passar protetor solar, realmente proteger a boca. O câncer de boca afeta uma grande parcela da população por conta da desinformação. Desinformação essa que nos faz esquecer os cuidados que precisamos ter com nós mesmos. Um parabéns para a equipe da saúde, a quinta-feira abafada não afugentou o trabalho e mesmo com o calor, atenderam todos e ajudaram mais pessoas nessa prevenção.

AS CAPIVARAS

A Defesa Civil salvou duas capivaras que caíram em um tanque ontem. A Defesa Civil, dias atrás, cortou árvores após uma delas cair e quase atingir um motociclista. A Defesa Civil, semanas atrás, ajudou um morador após um barranco vir abaixo. O trabalho desta entidade ajuda e auxilia todos o tempo todo. É um trabalho árduo, que não acaba, que não tem final de semana ou férias. A chuva ficou mais forte? A Defesa Civil está em alerta. O barranco ameaça desabar? Todos de prontidão. Ao lado de órgãos como Bombeiros e Brigada Militar. Foi uma atitude simples, “humilde”, salvar dois animais; mas no geral, é uma ação que mostra que podemos contar com alguém, com mais de um alguém, inclusive. A Defesa Civil está de prontidão para nos atender.

ELEIÇÕES

Agora é tudo no domingo. É segundo turno. É final de eleição. Vamos manter o respeito, a amizade, vamos manter a civilidade. Não vamos fazer com que Guarda Municipal e Brigada Militar tenham que agir. Vamos manter a ordem como foi a primeira etapa dessa eleição. Somos um povo com muitas qualidades, não vamos deixar nos perder por causa de coisas tão simplórias. Serão quatro anos e, em 2022, voltamos às urnas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.