Colunistas

O próximo final de semana será de novidades em Picada Café

01/07/2019 - 11h35min

A Expoveste reúne as principais empresas que atuam no ramo do vestuário, seja ele em malhas, calçado, bolsas e carteiras. Não tenho dúvidas que este chega em boa hora e é mais um evento com investimento baixo e que pode se tornar uma grande atração. É uma aposta da secretaria de Turismo que criou o evento a pedido dos expositores. Agora é esperar para ver se o tempo ajuda. Porque com tempo bom o turista sobe a Serra e gasta.

FAMA

Conversei com alguns empresários que atuam diretamente no turismo de compras e de gastronomia. Bom, quem trabalha com restaurante não tem o que se queixar do fluxo que vem subindo a Serra. Aliás, os restaurantes de Picada Café estão com fama de onde se come bem a um preço reduzido. E isso é bom, porque essa fama se espalha e cada vez mais os turistas sobem a serra e deixam para almoçar ou tomar aquele café colonial de manhã ou a tarde no trecho. Nossos restaurantes são familiares, mas que de certa forma dão emprego e renda. E é isso que Picada Café precisa conservar.

FRIO

Se no ramo gastronômico as coisas estão “andando” normalmente a falta de frio tem deixado os malheiros preocupados. Sim, porque muitos deles fazem estoque no verão para vender e bem no inverno. E falo de empresas grandes que dão emprego e renda, e que precisam vender. A falta de frio, até agora, tem aumentada a preocupação. Porque já estamos em julho e se não vier frio até início de agosto o consumidor tende a comprar menos ou investir em roupas mais leves.

SE PAGA

O prefeito Daniel Rückert sempre disse que pretende fazer mais com menos. Ou seja, não investir muito dinheiro público em eventos e destinar estes a coisas como saúde, educação e obras. No caso da Expoveste, esta será parecida com a Feira do Artesanato. Ou expositores pagam os espaços e a programação é com custo reduzido ou quase zero. E é assim que deve ser mesmo. Um grande exemplo é Nova Petrópolis onde ocorrem eventos quase que todos os finais de semana. Mas muitos destes são exposições onde não há grande investimento de recursos. Outra coisa importante é a busca de parcerias, empresas que querem visibilidade nos eventos e de certa forma podem patrocinar os eventos.

TAXISTAS

O município abriu licitação para preencher três vagas desassistidas de táxi. Duas delas são no Posto de Saúde e mais uma ao lado do Mercado Compre Bem. Os interessados devem procurar a Prefeitura Municipal e se informar dos documentos necessários.

UBER

Em épocas onde o UBER tem crescido e tomado conta, não deve ser fácil preencher estas vagas para taxistas. Além disso, se o táxi desse tanto retorno os que desistiram da profissão teriam continuado. Claro, tenho a informação que um deles parou por questão de saúde. Mas táxi é uma maneira de agregar renda. Muitos dos que temos em Picada Café são aposentados que buscam uma rendinha extra. Embora que sempre há o perigo dos assaltos que são muito comuns em cidades grandes.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário