Coluna Nova Petrópolis

O que aconteceu com a InDeal estava desenhado

23/05/2019 - 10h58min

O que aconteceu terça-feira com as pessoas envolvidas no “sistema de investimentos” da InDeal já estava desenhado. Parece tão ingênuo ficar repetindo que não existe dinheiro fácil, mas os fatos estão aí comprovando novamente que esta é a mais pura verdade. Rendimento garantido de 15% ao mês é uma falácia. É possível ter um rendimento até maior, mas sempre com riscos de igual tamanho. Nunca poderá ser uma garantia fixa. O brabo desta história, com casos também em Nova Petrópolis, é que antes de desmoronar, as pirâmides chegam nas pessoas mais humildes. O desespero por mais dinheiro para abastecer o sistema fica cada vez maior. As ofertas de rendimento, que antes já eram inviáveis, tornam-se cada vez mais absurdas. E é aí que os mais inocentes caem. Se lá no começo você viu alguém ganhando dinheiro, como se diz “cantando de galo”, saiba que esse dinheiro pode ter saído da poupança de alguém que passará necessidades durante a velhice. Os últimos a entrarem na pirâmide são justamente aqueles que ficam sem nada quando ela desmorona.

INTRIGANTE

Há um ponto ainda sem explicação neste esquema de pirâmide. Na excelente reportagem do Isaias Rheinheimer no Diário de ontem consta a informação de que os sócios da empresa estavam transferindo o dinheiro recebido dos investidores para suas contas pessoais e de familiares. Com os acusados foi apreendido muito dinheiro em espécie, além de carros de luxo e joias. Os sócios também estariam pagando serviços de consultoria realizados por empresas que pertencem às próprias esposas. Se isto não é lavagem de dinheiro, então ela não existe. Agora a pergunta que não quer calar: em um esquema em que as fraudes são tão evidentes, por que todos os negócios com investidores foram feitos através do sistema bancário convencional? Todas as aplicações e resgates feitos pelos investidores podem ser apurados em seus extratos bancários. Isso certamente facilitou as investigações e facilitará os processos que estão por vir. Por outro lado, é verdade que este caráter formal do sistema bancário certamente contribuiu para convencer quem estava na dúvida.

AVISO

A Receita Federal foi rápida em avisar: poderá haver sim devolução de dinheiro a investidores. Mas será cobrado imposto sobre o valor.

LINHA OLINDA

Lideranças da comunidade de Linha Olinda estão idealizando um roteiro turístico, que se chamará Rota do Imigrante. Alguns passos já foram cumpridos, incluindo orientações de um profissional do Sebrae. Hoje, às 19h, acontece uma reunião na Sociedade Linha Olinda, marcando o início do planejamento estratégico.

COLORADOS E GREMISTAS

Ainda dá tempo de comprar o convite para o almoço de domingo, no pavilhão da Igreja Católica do centro. É a promoção anual dos Amigos da Dupla Grenal, que neste ano beneficiará o Corpo de Bombeiros Voluntários. A puxada da carroça sairá da frente do Parque Aldeia do Imigrante às 10h em direção à Rua Coberta. Todos já sabem quem mais uma vez puxará a carroça… Mas vai ter chopp, distribuído para os que acompanharem o cortejo. Convites podem ser adquiridos com os bombeiros ou pelo telefone (54)99976-0101.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário