Conecte-se conosco

Colunistas

O que de bom fazem os políticos para o povo brasileiro?

20/03/2018 - 11h00min

Atualizada em 20/03/2018 - 13h22min

Vou ter que me estender um pouco mais sobre este assunto da carteira de motorista. O que aconteceu é coisa muito séria para deixar por isso mesmo. Pergunto: o que de bom fazem os políticos para o povo brasileiro? Olha, você tem que procurar muito para descobrir alguma coisa de bom que os políticos fazem. E tudo está nas mãos deles, são eles que dirigem os destinos dos municípios, estados e país. Por isso, nos incomodamos tanto com a carteira de motorista. São eles que decidem como deve ser feita e quanto devemos pagar por ela. A primeira coisa que precisa ser feita é simplificar o processo de fazer uma carteira de motorista reduzindo pela metade o seu valor. Se o preço de uma carteira de motorista fosse reduzido pela metade ainda seria muito cara. Nos EUA, ela não custa mais de R$ 180, com tudo incluído. Sempre tem que se levar em conta que o americano ganha cinco vezes mais do que nós. Copia-se tanta coisa dos EUA. Por que não vão lá ver in loco como funciona fazer uma carteira de motorista? É claro que vão invocar que lá é uma realidade e aqui outra, que lá não tem a impunidade que tem aqui, blá, blá, blá, blá, blá, blá. Cara pálida, não é isso. Grupos de interesse se juntam e o que querem mesmo é explorar o coitado do povo brasileiro. Eles não fazem outra coisa a não ser isso, o que inventar para tirar mais dinheiro do povo em benefício de poucos. E, como somos trouxas e não reagimos com a firmeza com que tínhamos que reagir, algumas coisas colam. Só não pega aqueles absurdos maiores que realmente não têm como se sustentar.

DERRUBOU

Esta história de, inclusive, nas renovações das carteiras de motorista, os motoristas terem que fazer aulas práticas e teóricas foi a última que produziram. Como a medida foi revogada na noite de sábado pelo governo, deduz-se que a cúpula do governo federal sabia. Não foi uma medida isolada dos órgãos de trânsito. Todo mundo sabia. Seria difícil de imaginar que os Contrans e Denatrans da vida tomariam uma medida dessas sem os chefes saberem. Os chefes são os ministros, os dirigentes políticos que colocam lá outros políticos de menor peso para dirigir estes órgãos. Como é ano eleitoral e a reação foi muito grande, a medida foi revogada.

ESTRADAS

Parece que a medida somente valeria para as categorias A e B, ou seja, motoristas para carro e moto. As demais categorias não seriam abrangidas pela medida. Como assim? Por aí se vê que tudo foi feito para arrecadar mais. Chamar motoristas de ônibus e caminhão para fazer aulas práticas e teóricas não rende muito, pois são bem menos do que os demais. Só incomodar os motoristas de carro e moto já seria o suficiente. Por que nunca fazem uma resolução obrigando o governo a entregar para os motoristas estradas de primeira como são nos outros países? Andamos por cada caco de estrada que dá dó. O mau estado das estradas e a sinalização pior ainda é responsável por um grande percentual dos acidentes que acontecem no Brasil. Lembro-me agora de quando implantaram o tal do simulador nos CFCs. Certo dia, perguntei a uma pessoa que fez a carteira de motorista se tinha alguma utilidade e ela disse que nenhuma.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.