Coluna Estância Velha

O que seria trabalhar honestamente?

27/06/2018 - 11h00min

Ontem uma operação autuou um estabelecimento comercial no interior de Estância por conta de produtos vencidos sendo vendidos e outras irregularidades. Não poucas vezes ouvi – em outras ações como essa – o comerciante afirmando que “é difícil trabalhar de forma honesta”. Vamos ser sinceros e bem enfáticos em algo aqui: não é difícil trabalhar honestamente. Não é difícil manter um estabelecimento dentro dos padrões pedidos e com os produtos dentro do aceitável. E, sendo ainda mais sincero – se me permitirem – não é nada honesto colocar produtos vencidos há quase três anos nas prateleiras para venda.

REGULAR

Ainda sobre o caso de ontem, uma frase da representante da vigilância sanitária da cidade me chamou a atenção. Ela me disse, durante a entrevista, que não, os órgãos fiscalizadores não querem que ninguém perca sua fonte de renda, mas sim, que estejam dentro do adequado e conforme o que pede as regras das vigilâncias sanitária, de posturas, entre outros órgãos que atuam dentro de um município e o fazem “andar direito”. Já havia ouvido a mesma frase dita pelo secretário de Indústria e Comércio, sobre os comerciantes irregulares de Estância. Na ocasião ele afirmou que todos podem trabalhar desde que seguindo as regras. Muitos podem dizer que são apenas mentiras e desculpas para “enfiar mais impostos”. Termino esse texto perguntando, então, você compraria um produto fora da validade em um ambiente inadequado de higiene? Se você tivesse um comércio gostaria de competir com alguém que não paga impostos e, por conta disso, pode vender mais barato que você? Nem sempre o governo está contra nós.

CONSULTA POPULAR

A votação da Consulta Popular 2018 começou e agora é hora de escolher os projetos que recebem verba no orçamento participativo de 2019. Estância está com seis projetos, mas a prioridade está na saúde e na segurança. Os dois setores vêm tendo atenção especial, e devem. Saúde está entre departamentos municipais que mais têm demanda, assim como a segurança. Investir em ambos não só deve ser prioridade, como também precisam de uma visão direta acerca dos problemas e demandas diários. Não adianta apenas injetar verba sem saber para onde está indo e no que está sendo usada. É de vidas estancienses que estamos falando.

DIA DE COPA

Hoje é dia de Copa novamente. O jogo do Brasil contra a Sérvia é às 15h e, provavelmente, teremos ruas vazias e televisores ligados. Na semana passada os estabelecimentos – inclusive a Prefeitura – permaneceram abertos e com expediente. Como falei na segunda, a Copa é ótima, torcer faz parte da nossa brasilidade, mas temos que entender que nem todo mundo vai fazer isso e devemos, sim, como servidores – e funcionários do serviço privado – estar ali para atender. Um olho na televisão, outro no trabalho e todos torcem igual, ficam felizes igualmente e o Brasil segue rumo ao hexa com total atenção dos brasileiros. Ah, e novamente, não é porque você não gosta de Copa do Mundo que o resto do País precisa parar a torcida.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário