Conecte-se conosco

Colunistas

Obras da Prefeitura e impostos que vão para Brasília

26/09/2018 - 11h00min

Atualizada em 26/09/2018 - 11h13min

– Passando a chuvarada do inverno, as obras recomeçaram. Na verdade, a primavera chegou e trouxe chuva e tempestade, mas já é um alento ver o asfalto ligando a Dois Irmãos quase pronto. Com sol, as coisas rendem!
– Aliás, a chuvarada atrapalha as obras e não é só em Morro Reuter. Em Dois Irmãos, por exemplo, a ponte da av. Sapiranga era para estar pronta em março, outra obra do Vale Verde em abril ou maio. Mas ainda vai alguns meses!
– Apesar da chuva prejudicar, para mim, o que mais atrapalha é a “burrocracia” do serviço público, como ocorre no Morro, em Dois Irmãos e no Brasil todo. É tanta papelada e atraso em repasses federais, que as obras atrasam, não tem como!
– Aliás, muito interessante o discurso do vereador Guido Dilkin na Câmara, quando falou justamente disso: atraso de obras federais. Acho que todos os vereadores e políticos pensam semelhante.
– Eu iria mais longe: o problema não está só na demora, mas no imposto que vai parar em Brasília. Aí está o início de todo o problema.
– Você sabia que, de tudo que pagamos em impostos, só 14% fica aqui no município, o resto vai para Brasília? Novo pacto federativo é o que precisamos! Quem sabe, vereadores, prefeitos e o povo cobrem isso já agora, nesta campanha, para seus candidatos tentarem mudar esta bandalheira que é o Brasil?
– Rebatendo comentário feito em coluna anterior, a Prefeitura informou que são seis veículos 0km comprados este ano: um Gol, duas ambulâncias, uma Sprinter, Voyage e ônibus.
– Parabéns à prefeita Carla, ao Airton e equipe, afinal, são seis carros 0km e tem umas seis ou sete obras de médio e grande porte em andamento.
– Aliás, devido a este pacto federativo que leva (quase) todo dinheiro de impostos para Brasília, é muito raro vermos obras nos municípios, podem olhar Estado afora! Então, parabéns à Prefeitura, especialmente à Carla que tem corrido muito atrás de emendas, e também aos vereadores que têm colaborado, pressionando por emendas de deputados!

NÃO QUER CALAR

Nas colunas que tenho escrito dos municípios, tenho deixado uma pergunta no ar: o resultado das eleições deste ano vai influenciar ou respingar nas eleições de 2020?

COLUNA DOS PARABÉNS

– A Confeitaria Michel und Hansen Marichen está recebendo, por três dias consecutivos, a visita de alunos de Porto Alegre. Parabéns! Muito bom para nosso turismo.
– Morro Reuter conquistou 11 premiações na 7ª Copa AABB de Patinação Artística, ocorrida em Porto Alegre. Em nome das técnicas (e patinadoras) Carla Owicki e Carina Owicki, parabéns aos 11 representantes de Morro Reuter premiados na Capital. Parabéns também à Secretaria de Educação por este projeto.
– Falando em parabenizar, nossa homenagem a Patrícia Kaefer, de Herval e São José, que foi convocada para seleção feminina de handebol infantil. Apenas três meninas foram selecionadas no Estado. Parabéns a ela e sua família.
– Na sexta, teremos um caderno chamado Guia do Morro, com matérias e anúncios pela metade do preço. Quem quiser aproveitar, hoje é o último dia! Desde já, nosso agradecimento a quem já confirmou participação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.