Conecte-se conosco

Colunistas

Os discursos repetitivos de alguns vereadores de Morro Reuter

25/04/2018 - 11h00min

– Na sexta passada, noticiamos que o presidente da Câmara foi a Brasília. Foram meia dúzia de linhas, suficientes para gerar dois tipos de interpretações. A notícia dizia apenas que Galo Fino assumiu de presidente porque Daniel estava ausente, que “sua viagem foi aprovada na Câmara para que ele não perdesse o salário” e que ele “viajou sem usar dinheiro da Câmara”. Ponto. Nada mais!
– Daniel mesmo nos contou que nem tinha descido no aeroporto em Porto Alegre e alguém já reclamando que o Diário estava pegando no pé dele ou algo assim, por citar que ele não quis perder o salário, mesmo sem ter ido à sessão.
– Por outro lado, ouvimos que o Daniel “quer se engrandecer viajando sem usar dinheiro da Câmara e que o Diário…” Bueno! Imagina se em vez de ser uma notícia de canto de página a gente tivesse criticado o vereador. Ou, então, elogiado!

PICANTES

– Talvez, por estas e outras que o Morro não progride tanto quanto poderia e deveria. São as amarras políticas!
– Aliás, por estas e outras que estamos estudando nos retirar de sessões da região. O público cada vez se interessa menos pela política, pelas brigas pra ver quem leva a melhor na tribuna e pelos discursos (repetidos a exaustão). Desta forma, estamos, desde o início de 2018, dando espaço para atos e não para discursos.
– Queremos levar ao público os fatos e as denúncias. E não os discursos (da Câmara ou Prefeitura)! E a maioria dos edis aprovou, pois ficavam com vergonha quando sua família lia no jornal ele sendo xingado na tribuna por um adversário. “Só divulgar as nossas brigas ‘pegava’ mal”, disse um, reconhecendo que isso vai ajudar a melhorar a imagem dos vereadores perante o povo.
– Então, agora é simples: fez projeto, pediu algo concreto, conquistou emenda, obra ou algo? Sairá no jornal! Foi lá na sessão falar do Lula ou do Aécio, não sairá nada!

REPLAY DA REPETIÇÃO

– Andei vendo algumas atas das sessões neste ano. Dos nove, os únicos que falam quase toda sessão são Daniel, Pitcha e Guido. Os demais, raramente usam a tribuna, só quando tem algo mais relevante. E estão certos, afinal, fazer discurso repetido…
– Aliás, não é só aqui no Morro que tem um e outro repetindo discurso toda semana, pois em um município vizinho é pior! Por isso, cada vez menos pessoas vão às sessões neste município vizinho.
– Pitcha, por exemplo, fala toda santa sessão sobre um alagamento na rua da igreja e sobre a água. A falta de água; e não sei o que da água. Parabéns pelo seu empenho com a causa, mas…
– Em uma legislatura, Pitcha só falava da luz. Tanto que colegas o chamaram de “o homem da luz”.
– Já Guido, toda semana alfineta a prefeita. E a imprensa por tabela, porque ela aparece demais. Já o Daniel não repete seus discursos pelo que vi nas atas, a não ser as alfinetadas no governo. Nem parece que é da base. Enfim, ele destacou algumas conquistas para a Câmara em seu mandato, como a ouvidoria, o CNPJ e alterações no site. Aliás, o site da Câmara está bem melhor, parabéns. Mas se eu puder sugerir algo, gostaria que copiassem a parte das atas do site da Câmara de Herval, que é muito mais prático e acessível.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.