Coluna Estância Velha

Os governantes precisam aprender a valorizar a nossa história

10/01/2020 - 11h00min

Atualizada em 10/01/2020 - 15h15min

Linda a história do Mateus, morador do bairro Campo Grande contada no Diário de ontem. Com apenas 15 anos, o menino se vira para pagar suas despesas. Comprou um cavalo com o dinheiro do próprio trabalho, nos finais de semana, e agora está rifando o cavalo para compra material escolar e uma bicicleta, já que vai estudar longe de casa. Que orgulho para os pais saber que criaram um filho com iniciativa para enfrentar o mundo. Enquanto alguns jovens estão ausentes das responsabilidades, perdidos e fissurados nas telas de celulares e computadores, é sempre bom ver histórias como a do Mateus. Quem quiser ajudar o Mateus só entrar em contato com a sua mãe Laryssa, pelo whats (51) 9 9300-1988. Ele também está pelo centro vendendo balinhas de goma.

PATRIMÔNIO

Recebi ontem uma ligação de uma cidadã muito preocupada e indignada com a destruição que está acontecendo na casa estilo enxaimel do bairro das Rosas. A casa foi construída por volta de 1826, pelos primeiros imigrantes alemães chegados na região. É uma pena que as autoridades nada fazem para preservar um patrimônio histórico da humanidade.

GEADA

Para ser justa, o suplente de vereador Geada, morador do bairro das Rosas, encaminhou uma indicação ao Executivo para que tomasse alguma providência tombando o prédio como patrimônio histórico. Pelo jeito não saiu do papel, ninguém fez nada, aliás como a maioria das indicações encaminhadas pelos vereadores. E olha que o Geada é do partido da prefeita.

CULTURA

Temos uma Secretaria de Educação e Cultura, comandada pela secretária Marly Arigony. Penso que é uma secretaria de muitas responsabilidades e muito trabalho. Desconheço se tem ou quem seria a diretora de cultura, pois penso que esta pessoa poderia intervir neste assunto, e fazer um lindo trabalho em Estância Velha.

HISTÓRIA

Acho interessante, as pessoas nas redes sociais comovidas e indignadas com a falta de preservação de casas antigas no município, são as mesmas que há poucos dias criticaram a construção do museu que está sendo criado no centro. Assim como prédios antigos, temos objetos, documentos, fotos e histórias que precisamos preservar. Há muito eu falo sobre este assunto aqui na coluna, a importância de preservar e contar a história dos imigrantes que colonizaram a nossa cidade. Aliás, todas estas relíquias, com certeza, iriam ajudar a incluir Estância Velha na rota turística da região. Falta uma visão mais sensível sobre o assunto, por parte dos nossos governantes.

CALOR

Como o final de semana promete mais calor, desejo que você, se não puder partir rumo ao litoral, encontre uma sombra bem gostosa e passe um final de semana excelente.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário