Coluna Estância Velha
Período de pesquisas com cara de propaganda eleitoral
“O seu sim terá um significado imensurável quando você aprender a dizer não”
PESQUISAS
Semana passada pipocou mais uma pesquisa pela cidade. Eu soube através de alguns entrevistados, do Campo Grande, Rincão dos Ilhéus e bairro das Quintas. Não souberam me dizer todos os nomes da lista de opções, pois, eram muitos, pelo que me contaram. Esta semana já ouvi alguns comentários sobre os resultados da pesquisa. Pelos números que circulam nos bastidores de vários partidos, deduzi que os resultados foram, estrategicamente, divulgados para confundir o cenário mesmo. Conforme divulgação, tem nome que não ganha nem para presidente da associação do seu bairro, apresentando mais de 10% de intenção de voto. Normal que alguns partidos tentem confundir os outros. Vale tudo na estratégia de cada um, lançando e mensurando seus nomes e colocando suas cartas na mesa, para negociações de coligações.
PESQUISA OU PROPAGANDA ELEITORAL
Os locais das pesquisas também chamam a atenção de alguns entrevistados. Em frente ao estabelecimento de um pré-candidato, com uma leve pressão para ouvir o seu nome, por exemplo, ou pré-candidato acompanhando o entrevistador e já se apresentando. Vale tudo na ânsia de propagar a candidatura. Muitas vezes as próprias pesquisas servem para já começar as campanhas. Isso mesmo, já que ainda não pode fazer propaganda eleitoral, uma boa pesquisa induzida, ajuda a divulgar os nomes dos interessados ao cargo. Uma estratégia interessante.
ANÁLISE
Baseado nestes números, os partidos vão fazendo suas análises, e montando suas estratégias. Tem nomes que lideram a maioria das pesquisas, tem outros que aparecem causando surpresa, e tem aqueles intermediários que podem despontar na campanha e nas urnas. Porém, o que continua chamando a atenção é o número de indecisos, certo que mais de 50%. Este número sim continua demonstrando que a eleição está totalmente aberta, ou seja, qualquer um pode vencer. Basta apresentar um projeto ou propostas que agradem o eleitor, e saber divulgar muito bem isso.
MUITOS CANDIDATOS
A intenção de vários partidos de estarem na majoritária, remete a uma eleição com muitos candidatos, mas, sabemos muito bem que este é um período de apresentar opções para ganhar força em possíveis coligações. DEM, MDB, PDT e PSDB já disseram que terão candidatos próprios. Esta semana, Maicon Schuh, de volta à presidência do PTB, também informou, que em reunião da Executiva com o padrinho do partido em Estância Velha, deputado Maurício Dziedricki, ficou decidido que o partido deve mesmo apresentar candidato à majoritária. Na minha opinião, 3 candidatos seria o ideal e suficiente, mas pelo andar das coisas pode ter 4 candidatos.