Colunistas

Pode parar

14/03/2019 - 11h00min

Atualizada em 14/03/2019 - 13h58min

O prefeito Martin assistiu do Japão a sessão da Câmara de Vereadores realizada na noite de segunda-feira. O mundo hoje virou de fato uma aldeia global. Há não tantos anos atrás as pessoas que viajavam para o Japão perdiam o contato com os daqui e as notícias eram esporádicas. Hoje o sujeito olha diretamente, ao vivo e a cores, a sessão da Câmara onde os vereadores mais exaltados às vezes xingam o prefeito. Além de assistir fala-se por WhatsApp. Por que o prefeito ainda tem que passar o cargo para o vice-prefeito se o mundo era outro quando a legislação foi criada? O prefeito no Japão pode inclusive participar de reunião com o seu secretariado através de videoconferência. É quase como se ele estivesse aqui sentado na mesa ao lado dos seus. O mundo é assim hoje em dia. As fronteiras foram eliminadas. Estamos literalmente numa aldeia global.

PREVIDÊNCIA

Uma notícia que Martin nos repassou é o imenso interesse dos japoneses na reforma da Previdência em votação no Congresso. Eles querem fazer investimentos no País. Entretanto, sem a reforma da Previdência não tem como investir aqui. É como alguém entregar dinheiro para uma massa falida. No Japão há dinheiro de sobra e eles procuram lugares seguros para investir o dinheiro e que dê mais retorno do que lá. Só para vocês terem uma ideia. O juro bancário no Japão hoje é negativo. Se você quiser botar seu dinheirinho no banco vai ter que pagar para o banco aceitar. Ninguém vai entender, tampouco eu. Não, acontece que a liquidez é muito grande, os bancos têm dinheiro de sobra e não conseguem repassar para os tomadores. Eles aceitam deixar o dinheiro lá sob o seu guarda-chuva, mas o sujeito tem que pagar para tanto. Coisas de país de primeiro mundo. Aqui ninguém ia entender nada.

ELOGIOS

Lá do Japão chegou a ver o vice Beto Schneider sentado na sua cadeira. Aliás, ele elogiou o vice, dizendo que se tratava de um sujeito muito trabalhador. O problema do Beto é o uso indevido das redes sociais. Durante a campanha para prefeito a rejeição dele chegou às alturas. Tudo por causa das coisas que ele posta nas redes sociais. Ele acha bonito as postagens que faz, mas as pessoas não gostam. Tem gente que dá bom dia, boa tarde e boa noite nas redes sociais. O próprio presidente Bolsonaro anda fazendo uso indevido das redes sociais.

GOLDEN SHOWER

O presidente Bolsonaro andou postando imagens durante o carnaval na internet que podiam ter-lhe custado inclusive a cassação. Não é para tanto, mas ele se botou fora e provocou uma onda de descontentamento entre o público. Nem vou explicar o que ele postou de tão baixo nível. Para um presidente da República ficou muito feio. Ele se botou fora e teve gente inclusive que aventou a possiblidade de entrar com pedido de impeachment contra ele por causa da postagem. Traduzindo para o português, a expressão quer dizer literalmente “chuva dourada”, mas na imagem que ele postou apareceram pessoas urinando umas nas outras. Ele quis ilustrar o quão baixo nível é o nosso carnaval, quando, na verdade, não é de se generalizar. Pode parar!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário