Coluna Nova Petrópolis

Prefeitura desapropria cinco áreas de terra perto da nova fábrica da Dakota

02/09/2019 - 09h43min

DESAPROPRIAÇÃO I

A Prefeitura publicou na sexta-feira, 30 de agosto, decreto de desapropriação de cinco áreas de terra situadas entre o Loteamento Bratz e a Vila Germânia. As áreas desapropriadas totalizam quase 20 mil metros quadrados e, conforme o decreto, servirão para abrir uma via pública. Caberá à Comissão de Avaliação de Imóveis do Município determinar os respectivos valores para uma futura tentativa de indenização amigável com os ex-proprietários. Caso os acordos não aconteçam, o decreto e as indenizações seguirão para a via judicial.

DESAPROPRIAÇÃO II

As áreas desapropriadas ficam perto da área onde a Dakota está construindo sua nova fábrica, com previsão de mudança em dezembro. Tudo indica que a nova via pública descrita no decreto de desapropriação terá a finalidade de servir de acesso à planta industrial. Nos últimos dias cresceram os rumores de que este acesso se daria via Loteamento Bratz, o que representaria grandes perigos e também muito transtorno para o tráfego na BR-116. Como se vê diariamente no bairro Piá, uma fábrica como a Dakota movimenta grande quantidade de veículos, incluindo ônibus e caminhões. Se a nova via realmente tiver essa finalidade, é motivo de bastante alívio.

CRÔNICAS DO PINHAL

O Diário de sexta-feira trouxe uma reportagem sobre o livro “Central Pinhalense”, escrito por Helena Ines Seger Weber e que terá lançamento oficinal neste mês. Tive a oportunidade de escrever essa reportagem, após uma prolongada conversa, em que a autora me detalhou do que trata o livro. Ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas já prevejo um ótimo trabalho. Ao longo de anos, Helena coletou histórias que ouviu de pessoas na linha de ônibus entre o Pinhal Alto e o Centro. As melhores histórias foram transformadas nas crônicas que compõem o livro. É um tipo de texto muito rico e atrativo, pois são essas histórias do cotidiano que representam a essência de um lugar. Em se tratando de Pinhal Alto, histórias interessantes não devem faltar.

DOIS LANÇAMENTOS

O livro Central Pinhalense terá dois lançamentos. Um no dia 7 de setembro, às 19h, em frente à Igreja Católica do Pinhal Alto; o outro no dia 21, às 15h, na Rua Coberta, após o desfile do Festival da Primavera – Frühlingsfest.

QUASE CANDIDATO

Na noite de quinta-feira, 29 de agosto, o PSDB realizou evento com filiações em Treze Colônias. A principal conclusão da noite: é cada vez mais certo que o vereador Darlei Wolf será candidato a prefeito. A constatação se dá, inclusive, pela forma diferenciada como o deputado federal Lucas Redecker se referiu ao pré-candidato durante o seu discurso. Alias, se não fosse pelos prazos legais, talvez Darlei já estivesse sendo chamado de candidato.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário