Colunistas
Presidente Lucena também deu voz à insatisfação dos brasileiros
Engana-se quem achou que a mobilização só aconteceria longe daqui, nos grandes centros. Presidente Lucena também teve participação nos protestos. Importante ressaltar: com o apoio dos vizinhos ivotienses. Caminhoneiros, agricultores e comunidade paralisaram a VRS 865, em Nova Vila, para apoiar a causa que tomou conta do Brasil. Todos os níveis da sociedade são atingidos pelos preços abusivos, seja direto na bomba de abastecimento ou no alimento que compra no mercado. É um efeito cascata, pois os preços vão incidindo sobre os produtos/serviços até chegar no consumidor final. “Juntos vamos mudar o país”, dizia uma das faixas levadas ao protesto daqui. Fingir que o descontrole do governo não te diz respeito é entregar nas mãos de qualquer um o teu direito de cidadão, de reivindicar um país justo.
É POR TUDO
“Essa luta também é sua”. Nas manifestações que ocorreram no final de semana um cartaz com estes dizeres chamou atenção e leva à reflexão. Quem vai para a rua para protestar? Todos aqueles que estão insatisfeitos com os rumos para os quais o país está sendo levado. Também vão os que prestam seu apoio aos caminhoneiros, que compraram uma briga que parece longe de acabar. Mas, e quais as reivindicações? As mais diversas. O que começou com uma greve de caminhoneiros pelo preço do diesel se transformou em uma luta nacional contra a cobrança abusiva de impostos sobre combustível, luz, e demais itens, uma revolta contra a corrupção e a impunidade dos envolvidos, contra o descaso com a educação, saúde e segurança.
O MUNICÍPIO
Como consequência da greve, falta combustível. Aí vemos como somos reféns dele. O município, segundo a administração, conseguiria manter as atividades, mas assim como em cidades da região, o grande desafio é o “material humano”, já que muitas pessoas não conseguem chegar aos seus postos de trabalho. Na cidade, principalmente as consultas com especialistas foram afetadas e tiveram que ser canceladas. Na educação, a equipe da Secretaria de Educação vai avaliar hoje se segue normalmente. Fiquem de olho. Importante lembrar também que amanhã é feriado.
RÁPIDAS
– A semana de início das mobilizações coincidiu com a Marcha dos Prefeitos, em Brasília. O prefeito Gilmar carimbou pela primeira vez presença no evento. Disse que foi proveitoso, destacando principalmente os encontros dos deputados e encaminhamento de demandas. Se pretende ir em 2019? Isso o Nack não soube responder.
– Importante lembrar a comunidade que hoje não haverá sessão na Câmara de Vereadores. Essa será a quinta quarta-feira do mês e como são realizadas apenas quatro reuniões mensais, o encontro de hoje não ocorre.
– Na última sexta-feira, os jogos da semifinal da 1ª Divisão de Futsal foram adiados, devido a toda a situação causada pela crise dos combustíveis. A expectativa é de que os dois finalistas sejam conhecidos depois de amanhã. Aguardaremos, pois serão dois shows dentro de quadra.