Colunistas

Professores receberão piso nacional da categoria

21/03/2019 - 11h00min

Professores em festa na cidade. Conforme anunciado pela prefeita na reunião de abertura do ano letivo, os professores terão seus salários equiparados ao piso nacional da categoria. O projeto já deu entrada no Legislativo e na próxima semana deve entrar em votação nas duas comissões. Salvo alguma exceção ou alguma falha técnica no projeto, deve ser aprovado por unanimidade. O piso começa a valer já a partir do mês de março. Parabéns à administração e parabéns aos professores que merecem todo o nosso respeito.

CLIMA QUENTE

Esquentou o clima entre os vereadores esta semana. Os vereadores petistas, Marcia Ribeiro e Euclides Tisian (Gringo), trocaram farpas durante a sessão. O clima ficou tenso quando a vereadora, como líder de bancada (de 2), indicou a aprovação de um projeto. Gringo, apesar de favorável ao projeto, não gostou e disse que ninguém, muito menos partido, vai decidir o voto dele.

PRECIOSISMO EXAGERADO

Penso que a iniciativa da vereadora foi um preciosismo exagerado, já que a lógica seria o colega votar a favor. Usou de um expediente, previsto e legal, porém, não muito usual. Justificou mesmo desta forma. Dizendo que o expediente existe e ali é uma casa política, e disse não entender a irritação do colega.

MUITO EXALTADO

Gringo, por sua vez, podia ter falado a mesma coisa que falou, já que se sentiu ofendido (?), porém, não entendi porque ficou tão exaltado. Podia ter elegantemente dito que o seu voto seria favorável por sua iniciativa e não por recomendação da líder de bancada. Pronto, o recado seria dado e ficaria tudo certo.

RESPINGOU

A réplica da vereadora Márcia, reclamando que alguns vereadores concordaram com a fala do Gringo, sacudindo a cabeça afirmativamente, porque também não sabem como funciona um parlamento, atingiu o vereador Lothario Sewaldt (Saci), que não se conteve e mandou a vereadora discutir e se acertar com o partido dela, e não com o partido dos outros.

ENGRAÇADO

Tem vereador que fala os 5 minutos da palavra livre, pede o tempo de liderança (+ 5 minutos), e ainda pede aparte em todas as falas dos colegas. Isso tudo, além de interagir o tempo todo com as pessoas que assistem a sessão. Fala sozinho e comenta todos os assuntos em voz baixa. Chega a ser no mínimo engraçado.

MEIO FRANGO SOLIDÁRIO

Familiares do nosso colega Romeu Schütz, ex-funcionário do Jornal O Diário, estão organizando um meio frango para angariar fundos para custear o seu tratamento. Romeu sofreu um acidente doméstico em dezembro do ano passado e encontra-se em coma desde o acidente. Quem quiser colaborar pode entrar em contato com Douglas pelo telefone (51) 99203-9445.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário