Coluna Dois Irmãos

PSL, que quer lançar candidato a prefeito, nem fundado está na cidade e tem seis filiados na cidade

23/05/2019 - 10h56min

– Nas colunas, sempre mencionamos que Dois Irmãos tem apenas seis partidos (MDB, PT, PP, PSB, PDT e PTB). De fato, atuantes, são estes.
– Mas temos, além destes, filiados em outros 12 partidos. Sim, são 18 partidos que têm eleitores filiados aqui, mesmo que não tenham diretórios no município, há eleitores filiados ao partido fora daqui.
– O PP, que teve convenção no domingo, é o segundo maior partido de Dois Irmãos, em número de filiados. Possivelmente nem os líderes do imaginavam que fosse o segundo maior.
– Você sabia disso? Que o PP tem 356 eleitores, estando 67 filiados a frente do MDB? E que o MDB tem 72 a mais que o PT?
– Já o PDT, que é o maior partido em número de filiados, tem tantos, que a cada quatro que se filiam na cidade, um vai para o PDT, que era presidido pelo Dilair Quilim, mas agora o novo presidente é Tonho Renz, que era vereador do PDT, concorreu a vereador pelo PT, mas agora está de volta à casa brizolista.
– O MDB é o terceiro maior com 289 eleitores, e o PT é o quarto, com 217. Mas há mais uma surpresa, que é com relação a qual o quinto maior partido. Tendo citado PDT, PP, MDB e PT, o quinto maior partido, em participação na política local, é o PSB, que tem um vereador na Câmara e vários chefes de departamento na Prefeitura. Entretanto, em número de filiados, o PSB tem menos do que o PSDB, que sequer existe aqui com comissão atuante.
– Chama a atenção também o número de filiados do DEM, que são 108, assim como do PC do B, que são 62.
– Mais uma surpresa: o PSL, que nem fundado oficialmente está – e quer lançar candidato a prefeito – já tem três filiados. E o PSOL, que também não existe, tem seis filiados aqui.

PICANTES

– Quem não viu, pode acessar a coluna no site ou o jornal da semana passada, quando publicamos a tabela completa com todos os filiados de cada partido.
– Aliás, quando publicamos, alguns vieram comentar que a lista de filiados está desatualizada. Talvez esteja, porque os partidos não a atualizaram no TRE/RS, mas qualquer um que acessar o “tse.jus.br/eleitor/estatísticas de eleitorado” vai encontrar os números que encontrei e publiquei.
– Em uma semana, o DEIC veio à região na madrugada “visitar” casas de políticos e empresas ligadas a saúde na região; na outra veio a Polícia Federal por conta das criptomoedas. Qual setor de serviços da nossa região será o próximo a receber a visita “na madruga”?
– Morador do Travessão liga sugerindo que se faça campanha “in loco” aos sábados de manhã para ensinar motoristas a dirigirem em rotatórias.
– A CPI do hospital encerra no início do próximo mês. A prefeita Tânia, agora na Alemanha (com Maria Elena, Marlise Bastian e Curto Arte), já deu depoimento, inclusive secretários (como o de Saúde, Afonso Bastian) e diretores do ISEV.
– A mensagem positiva do dia, de Álex Rovira Celma: “Você sabe a diferença entre a sorte e Boa Sorte? A sorte depende do acaso, mas a Boa Sorte depende unicamente de você”, onde você precisa se dedicar à criar as condições para buscá-la e fazê-la acontecer.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário