Coluna Dois Irmãos

Qual partido tem mais secretarias ou as melhores secretarias: MDB ou Progressistas?

30/05/2018 - 11h00min

Parece que foi ontem que o ano começou, mas já estamos iniciando junho, o último mês do primeiro semestre. Como passa rápido! Teremos, ainda, mais algumas semanas com noites longas e o dia terminando antes do sino da igreja bater 18 horas. Aliás, abrindo um parêntese, tem algo mais bacana que ouvir o “sino das 6 da tarde”? Esta é uma das maravilhas de morar em cidades como a nossa!

SECRETARIAS

– Ainda repercute a dança das cadeiras nos bastidores da política. Aliás, repercute também o tanto de financiamento que a prefeita Tânia está fazendo com apoio dos vereadores, criação de cargos e aumento de impostos. Onde isso vai dar?
– Mas, voltando ao assunto: como ficou o placar das secretarias e a divisão entre os partidos? Antes de tirar férias, iria ver com a prefeita, mas ela estava em Brasília com a Maria Elena.
– Das oito secretarias (sem contar o Gabinete e a Procuradoria), as mais importantes estão com o PMDB (hoje chamado MDB), cabendo ao PP (hoje, Progressistas) as demais, pois o PSB só está no segundo escalão.
– Todo mundo sabe quais secretarias são as mais importantes, as que mais rendem votos, as que mais têm orçamento para gastar, as que mais rendem projeção política…
– Com a saída da Ane e entrada do Afonso, as quatro mais importantes, na minha humilde opinião, estão com o MDB: Juarez na Fazenda, Nei no Planejamento, Denise na Educação e Afonso na Saúde. Se bem que o Afonso tinha dito que iria se desfiliar, antes de assumir em Lindolfo, onde o prefeito é do Progressistas, adversário do Alceu e do MDB de lá.
– Afora estas, a de Serviços Urbanos é indicação do MDB. Só aí são cinco. O PP, Progressistas, ficou com Obras, Turismo e Administração, esta última, ocupada pelo vice-prefeito. Então, podemos dizer que no atual governo, o PP ficou só com dois secretários. E Obras, antigamente era bem importante, mas, na região toda, a Secretaria de Planejamento tirou o brilho das Obras, que nada mais é do que a executora do que o Planejamento decide.
– Ficou 5 a 2 (já que Jerri é secretário e vice)? Ou dá 6 a 4, se incluirmos o Gabinete e a Procuradoria? Enfim, assunto encerrado, deixamos este assunto para os bastidores continuarem debatendo e cogitando…

RÁPIDAS

– Na semana anterior, como estava (ou ainda está?) faltando batata no mercado, os preços explodiram, foram a R$ 110 (branca) e a R$ 400 (importada). É a famosa lei da oferta e procura. Uma empresa de beneficiamento de batata do Teewald tinha muita batata em São Chico, mas não podia colocar seus caminhões para buscar as batatas e fazer as entregas, em função das greves.
– O Mecanismo dá uma ideia da m… que é o Brasil. Picaretas (de vários partidos) nadando a braçadas e gente de bem só se ferrando. Que vergonha!
– Falando em Netflix, aproveitei as férias para finalizar todos os capítulos da série “La Casa de Papel”. Aliás, traçando um paralelo entre ambas as séries, a gente fica pensando se o Brasil não seria o País mais rico do planeta se tivéssemos políticos com um mínimo de planejamento, como na série da Espanha. Aqui, os que têm, usam para o mal, infelizmente.
– Então, finalizando, com a mensagem positiva do dia, que tem tudo a ver com isso: “Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”, de Thomas Edison.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário