Colunistas
Quando a gente quer atualizar alguma coisa no mundo digital temos que dar um F5
É justamente isto que precisamos no município de Ivoti. Dar um F5 e rumar para o mundo de 2019. É consenso de que precisamos esquecer os últimos 30 anos, período em que só fizeram besteira e o resultado é a estagnação do Brasil. Foi o período também da completa bestialização da sociedade. O que estava certo passou a ser errado e o que estava errado passou a ser certo. Consequentemente passamos a conviver com o mundo virado de ponta cabeça. Isto vale para o Brasil, Estado e o nosso município. Ainda ontem escrevi a coluna sobre o absurdo da multa que a montadora Honda em São Paulo levou do Ministério Público do Trabalho no valor de 66 milhões. Sabem porque: a empresa estava produzindo demais. Gostaria de ver a cara dos japoneses diante de um absurdo desses. Ah, alguém irá se justificar alegando que o Ministério Público estava cumprindo a legislação trabalhista. Mas pera aí, que legislação trabalhista? Essa nossa que nem na Idade Média serviria e certamente estaria atrasada para aquela época. Imaginem conviver com um troço desses nos dias de hoje.
NÚMEROS
O retorno do ICMS que dá uma ideia das quantas anda a economia dos municípios evoluiu só 5,73% em Ivoti nos últimos 10 anos. No último ano demos marcha-à-ré. Crescemos menos que Dois Irmãos, Estância e Nova Petrópolis. Por isso bate o desespero quando acompanhamos as notícias de investidores indo embora daqui e chegando moradores. Os primeiros fazem o município crescer. Os últimos o contrário. E nossas autoridades passivas, sem nada fazer para mudar o quadro.
MULTA
Na quarta-feira aconteceu mais um desses eventos que a gente aqui do Diário não gostaria de cobrir. Uma oficina de reparação de veículos antigos (relíquias) foi interditada por esta fiscal que não deve ter muitos amigos. O sujeito está cheio de serviço, trabalhando até de noite e teve a oficina fechada no final da manhã porque não teve dinheiro para pagar uma multa de R$ 1.000,00. Para se adaptar à legislação jurássica, gastou 15 mil. Faltaram os últimos 1.000.00 da multa para pagar e a fiscal do Meio Ambiente da Prefeitura de Ivoti foi implacável. INTERDIÇÃO. No começo da tarde estavam lá os seis funcionários na frente da oficina sem saber o que fazer, enquanto o jovem proprietário corria atrás de dinheiro para pagar a multa.
POLÍCIA
Depois de toda a repercussão das matérias que fizemos sobre a indústria da multa no Meio Ambiente, repete-se a história de novo. E com polícia e tudo. Desta vez não foi um policial, mas dois. Sinal de que a política municipal quanto a fiscalização continua a mesma. Normalmente quando se reprime o crime a criminalidade diminui num primeiro momento. No caso da indústria da multa aconteceu o contrário. Multa-se como nunca. Contam que a fiscal teria dito que, se a oficina continuasse funcionando mesmo com a porta fechada, iria lavrar uma multa de 10 mil. Eta funcionária exemplar essa!
SECRETÁRIO
E o chefe da fiscal acusado de assédio continua no cargo. Pode!