Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Quando é do próprio bolso, os vereadores gostam de oferecer auxílio alimentação?

21/11/2018 - 11h00min

Segunda-feira os 11 vereadores votaram favoravelmente a uma indicação que sugere ao Executivo pagar o auxílio alimentação ao funcionalismo municipal também durante as férias. A sugestão foi apresentada e defendida por Liriane Kintschner (PSB) quando ela ainda estava na Câmara. Ou seja, conta com a assinatura de 12 legisladores. Esta dúzia acredita que uma economia se sustenta concedendo também esse benefício ao seu quadro funcional. É um alerta interessante a ser observado por quem é ou virá a ser funcionário de empresas cujos donos são estes 12 notáveis. Exijam deles o vale alimentação, inclusive nas férias. Ou será que quando o dinheiro sai do próprio bolso eles pensam diferente? Isso seria uma tremenda vergonha…

OBRIGAÇÃO MORAL

Como acreditam que é cabível pagar auxílio alimentação nas férias, e como não são representantes apenas do funcionalismo municipal e sim de toda uma população, agora os vereadores assumiram uma espécie de obrigação moral com a causa. Que uma cópia desta indicação seja levada a todos os donos de empresas da cidade, sugerindo que todos paguem vale alimentação nas férias.

POLITICAGEM PURA

Esta indicação foi apresentada há pouco mais de uma semana e já está sendo classificada como “politicagem pura”. Não se trata de discutir o merecimento ou mesmo de legalidade (amparo legal para pagar auxílio alimentação nas férias os vereadores garantem que existe). Quem ganha um salário ruim na Prefeitura (geralmente os que trabalham “no pesado”) está no direito de querer ganhar mais. E o auxílio alimentação é o artifício perfeito para tanto: para o gestor público é bom porque não entra no cálculo da folha, que tem limite imposto pelo TCE; para o funcionário é bom porque não entra no cálculo de rendimentos do imposto de renda. Lembrando que as indicações aprovadas pela Câmara não têm poder efetivo quando chegam à mesa do prefeito. São apenas sugestões. No caso em questão, o problema é que agora a pressão está criada. Aguardemos para saber o resultado.

FALANDO EM FÉRIAS

Na sessão de segunda-feira, o vereador líder de governo, Jerônimo Stahl Pinto (PDT), anunciou que duas ou três escolas infantis ficarão abertas durante o período de férias. É uma notícia que certamente está sendo comemorada por muitas famílias, pois em anos anteriores elas ficavam completamente desassistidas no mês de janeiro. É de se saudar a ponderação havida neste ano. Também conforme Jerônimo, o “auxílio creche” está mantido.

APLAUSOS

Parabéns ao presidente da Câmara, Oraci de Freitas (PP), que não se importou com cores partidárias ao criticar a atuação da Secretaria dos Transportes do Estado no caso do asfalto da Linha Temerária. Cada vez mais fica claro que aqueles buracos têm nome e sobrenome: Pedro Westphalen.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.