Colunistas
“Quando ninguém está te olhando”
Por Cleiton Zimer
Se for para um, é para todos
Estamos na bandeira vermelha. Portanto várias atividades comerciais estão proibidas de abrir e, outras, com funcionamento limitado. Já na semana passada a Prefeitura havia feito uma reunião com donos de bares, lancherias e restaurantes, para orientá-los quanto às normas vigentes.
No final de semana, entretanto, alguns estabelecimentos descumpriram as orientações e diversas aglomerações foram registradas em diferentes pontos. Outros, que fecharam as suas portas para obedecer ao decreto se sentiram lesados, pois é prejuízo ficar sem trabalhar, assim como é para todos. Precisamos, mais do que nunca, do senso de coletividade. Se for para um, é para todos!
Os que estão cumprindo as determinações também estão cobrando mais fiscalização. A Prefeitura já informou que intensificará as ações, junto com a Brigada Militar e Polícia Civil. As medidas precisam, entretanto, ser urgentes.
Fiscalizações também poderão (e devem) ocorrer naquelas ditas “festinhas particulares”. Afinal, já há sinais de que a maioria das contaminações acontece no meio familiar, em casa, onde o relaxamento é maior. As indústrias, comércios e prestadores de serviços estão, realmente, dando exemplo e seguindo as normas (claro que há exceções, infelizmente).
Todos temos opiniões que podem divergir, mas precisamos trabalhar. Para que isso seja possível depende de cada um, ou, se não cooperarmos, seremos cada vez mais prejudicados, pois o governador olha os números, felizmente ou infelizmente.
“Quando ninguém está te olhando”
Pois então, gerou muita polêmica o auxílio emergencial. Não vamos aqui entrar no mérito de quem poderia ou não pegar, mas, diante do momento que vivemos ter direito é uma coisa, precisar é outra!
Pensando bem, será que se muitos soubessem que os dados ficariam expostos no Portal da Transparência iriam, de fato, solicitar o auxílio? Epicuro, um filósofo grego, disse a seguinte frase há mais de 300 anos A.C.: “caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando”. Boa reflexão!
Espaço do Agricultor
Quem pegou milho pelo sistema troca-troca no ano passado, tanto na Agricultura como no Sindicato, receberá parte do valor pago de volta. É uma ajuda do Governo do Estado por causa da estiagem. Cada agricultor receberá R$ 51,20 por saco de milho que pegou.
*Estão abertos os pedidos para batata semente nas variedades asterix, macaca e baronesa, além de pedidos de trator.
Tem celular sobrando?
Na próxima semana os alunos das escolas estaduais voltarão às aulas através do @educar e, para estudar, farão uso da plataforma Google Classroom. Mas, será que todos têm computador ou celular?
Pensando nisso, a Cônego Scherer criou uma campanha inovadora e que servirá de exemplo, através da qual pedem o apoio da comunidade para que doem celulares usados e que estão em desuso. Através disso, famílias que não possuem equipamentos terão essa ajuda tão importante.
Ao longo da próxima semana teremos matéria disso.
Atenção
*A Rua da Vila Kunst está fechada das 7h às 18h em dias úteis para pavimentação, por tempo indeterminado.
*O pagamento a vista do IPTU, com 10% de desconto, pode ser feito até 10 de julho.