Coluna Santa Maria do Herval

Santa Maria do Herval: sem limites para o descaso; campeonato; Kartoffel e emprego

11/02/2022 - 16h42min

Agricultores tiveram prejuízo de quase R$ 11 mil; mas, o pior, é que poderia ter sido uma vida humana (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer 

Sem limites para o descaso

Uma vaca, no sétimo mês de gestação, morreu eletrocutada enquanto pastava perto da rede na divisa de Boa Vista do Herval com Alto Padre Eterno, na lateral da RS-373. Prejuízo de quase R$ 11 mil.

A tragédia aconteceu na sexta-feira passada, 4, mas os moradores já alertavam para curtos e descargas elétricas há meses na RGE.

Para um bom entendedor…

Não preciso nem dizer que se uma vaca morreu ali, facilmente pessoas poderiam ter sido vitimadas. Afinal, é na estrada principal e rente ao acesso de uma residência.

Depois que aconteceu resolveram em 50 minutos.

Fiquei desde sexta até segunda esperando uma resposta e, o que justificaram, não tem pé nem cabeça:

A equipe que esteve no local não identificou situação de risco […].A análise preliminar sustenta contato acidental com pássaros, fechando curto circuito com estrutura do poste”, disseram.

Como assim? Contato acidental com pássaros que gera um curto num raio de cinco metros? Aos moradores, porém, um dos funcionários da empresa revelou que a ligação estava incorreta.

Inadmissível

Falta senso de realidade para a RGE. Falta escutar os clientes. É a mesma coisa de eu ser jornalista e não ouvir as pessoas, não ir às ruas. É o mesmo que ser vereador e só ir na sessão.Ou ser prefeito e ficar no gabinete. Este tempo já passou, não existe mais, e as pessoas não são trouxas.

Campeonato

Pois bem, o campeonato de futsal começou no sábado passado e não ficamos sabendo. A Administração não comunicou, temerosos pelos “juízes” das redes sociais Mas não tem razão para isso. Na verdade temos que comemorar.

Foi um ótimo começo. Com goleadas, inclusive. E a organização do Tita está de parabéns, mais uma vez.

Que bom que as competições estão retornando, afinal, já se passaram dois anos o que fez com que alguns times, infelizmente, não conseguissem mais se reagrupar. Desta forma o futsal está recomeçando do zero.

E neste sábado tem torneio dos Amigos na Ferraria.

E a Kartoffel?

Nada oficial. Há temor, sim. Mas, 99,9% de certeza que teremos a nossa Festa da Batata este ano. Eu já vi algumas bandas contratadas e está um espetáculo.

2040?

Se tivermos de ter dúvidas, que seja do asfalto. Será que fica pronto até 2040? Neste ritmo não. Se não vierem máquinas em peso, anota: é uma obra eleitoreira. Quero estar errado!

Empregos

Sobram vagam de emprego. Estamos de novo naqueles períodos onde as pessoas praticamente podem escolher onde trabalhar.

Está de tal forma que sei de empresas que querem ampliar, mas, que estão receosos por falta de pessoal.

Contratar aonde? Trazer de fora? Ou aumentar as propostas salariais para competir pelo morador local?

Não é tão simples como escrever isso nesta coluna! É complicado para o empresário, principalmente neste nosso País, que atocha o pé nos investidores há muitos anos.

São extremos complicados, porém saudáveis, que geram crescimento mútuo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário