Coluna Estância Velha

Saúde péssima não é privilégio de Estância Velha, mas as coisas estão feias por aqui

02/07/2019 - 09h30min

Atualizada em 02/07/2019 - 13h49min

Estive pessoalmente no Hospital no sábado, acompanhada da prefeita e do diretor do hospital. Visitei o bloco cirúrgico, e pediatria, onde estão sendo realizadas a troca da rede elétrica. Constatei que realmente a troca é mais do que necessária. A rede está em péssimas condições. Pelo que sei, na gestão passada foi feito uma manutenção, porém os fios finos colocados não suportavam mais a carga dos equipamentos do local. Faltou aquele bom e eficiente projeto para o futuro.

TAPEAÇÃO

Não quero entrar no mérito da questão financeira, sobre as tapeadas que foram feitas no hospital, ao longo dos últimos anos. A realidade é que o nosso hospital está em péssimas condições. Já tivemos mais de 100 leitos e agora temos 50. A população dobrou e o número de leitos caiu pela metade. Lembro que tínhamos até quartos particulares, com tv e frigobar. Aliás, onde foi parar isso tudo?

SONHO

O ideal seria construir alas novas, amplas, modernas, e oferecer o número de leitos necessários, de acordo com a população. A redução do número de leitos complica até na captação de recursos para realizar ampliações. E pior de tudo, as péssimas administrações do hospital, uma atrás da outra, e nada de melhorar o atendimento naquele que já foi motivo de orgulho para os estancienses. Quem não lembra de ouvir “vou ter o meu bebê em Estância Velha, porque lá é muito bom”. Pois é, agora o hospital referência em obstetrícia na região, está encaminhando suas gestantes para outros hospitais, pois um bloco cirúrgico passa por reforma e o outro, que aliás, foi inaugurado na gestão anterior, até hoje não está 100% em atividade.

NOVA ESTÂNCIA

Para completar o quadro caótico da saúde em Estância Velha, ainda aparece casos de profissionais atendendo mal os pacientes. Especialmente com crianças, não dá para aceitar. Espero que a administração tome as devidas providências para apurar fatos ocorridos na UBS da Nova Estância.

JUSTIÇA

<10>Para ser justa temos que destacar que o caso foi especificamente com uma profissional do posto, pois as demais profissionais que atendem nesta UBS são de uma simpatia e um compromisso com a comunidade do bairro, de merecer todos os elogios possíveis.

EXAMES

O grave problema ocorrido, envolvendo a empresa que presta serviços de exames para Estância Velha, também colabora para mais reclamações, por conta da demora para realização de exames. Sabemos que a Prefeitura não pode romper o contrato antes da finalização do inquérito, mas a comunidade não pode pagar por isso, mais uma vez. São longas horas esperando para fazer exames em outro município.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário