Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Saúde primeiro, depois vem o resto

29/11/2018 - 11h00min

Atualizada em 29/11/2018 - 11h01min

A Feira de Saúde lembrou de conscientizar e prevenir contra o HIV e a Aids. O Dezembro Vermelho começou e com ele a lembrança de que é necessário sempre pensar nas atitudes, mas também de saber que é de extrema importância ter onde recorrer. Hoje Estância vê, de forma triste, 4 novos casos da doença surgirem na cidade. São cerca de 300 em 2018. Mas, como disse o médico Ricardo Siegel, tudo começa com o combate ao preconceito. Primeiro, dentro da própria pessoa. Receber o diagnóstico não é uma condenação. Todos devem fazer sempre que necessário for ou por precaução, periodicamente. O importante é que, se o diagnóstico vir, que venha cedo. É possível viver com HIV de forma perfeitamente normal, mas para isso o tratamento precisa ser iniciado com rapidez.

FALANDO EM SAÚDE

E as funções gratificadas que foram, novamente, adiadas? É muito provável que esse projeto não seja votado em 2018, depois de mais de dois meses de tramitação e polêmica na Câmara. No entanto, as falas da noite de terça-feira, sobre ameaças e chantagens, revelaram muito sobre muita coisa. É inadmissível que funcionários públicos ajam desta forma, seja de forma velada, escondida, sem dar nomes aos bois, ou fingindo que não é bem assim. Para bom entendedor meia palavra basta, sempre. É muito fácil identificar no tom da piada, o que alguém quer realmente fazer ou falar. A partir do momento que alguém, designado para a função de garantir a saúde de uma população, afirma que vai parar se o projeto não for afirmado, nós já perdemos. Perdemos mais do que dinheiro na folha, do que cargos ou votações, perdemos a noção. Há um juramento, todas as profissões fazem um juramento sobre exercer de forma correta e ética sua função. Não deveria ser mais dinheiro o estopim para a decisão de entoar que vai parar o atendimento caso projeto A ou B seja rejeitado.

AGORA AS CORUJAS

Protegidas e sem precisar se mudar. As corujas-buraqueiras do União vão ficar exatamente onde estão, com obra ou sem. Esquecemos, na maioria do tempo, que a natureza veio antes e tem prioridade de espaço. Ela já estava aqui, esses animais, plantas, campos e áreas de preservação, todos estavam aqui muito antes de nós. E, por conta disso, devemos mais respeito a ela. Não estou dizendo que quem estava fazendo a obra tinha a intenção de se livrar das corujas, tanto que com uma conversa, entenderam para não mexer com os animais. Mas é importante sempre lembrar que estamos aqui de favor, e devemos respeito a nosso inquilino.

POR FIM

Só gostaria de citar a moção de parabenização aprovada na Câmara na noite de terça-feira, 27, em homenagem ao time do FC Estância Velha, vice-campeão do Estadual Juvenil e novo representante na elite do futebol gaúcho juvenil. Não interessa a derrota, o que interessa é onde o time, de uma cidade pequena, conseguiu chegar e onde ele ainda pode ir. Parabéns a cada envolvido com a conquista e que, no ano que vem, o título venha.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.