Conecte-se conosco

Colunistas

Se querem se aposentar melhor que paguem a conta

01/11/2018 - 11h00min

Que o Brasil está mudando esta página de 30 anos de governos voltados para a esquerda não resta dúvida. É uma guinada e tanto. E a diferença para um governo de direita e liberal vocês todos vão notar logo. Os ventos que sopram sobre o Brasil começaram a mudar de quadrante.

PROEZA

Aqui em Ivoti temos que, no mínimo, acompanhar os novos ares que vêm de Brasília. Até há pouco tempo eu usava Brasília como mau exemplo que homens públicos de Ivoti seguiram a par e passo. Brasília é a meca da roubalheira, dos conchavos, do toma-lá-dá-cá, da propina, enfim, tudo que existe de ruim você acha por lá. E agora tudo isto vai mudar com toda a certeza. O povo brasileiro resolveu fazer a faxina e botou lá muito mais gente séria do que ladrões. Isto acontece pela primeira vez desde a redemocratização do País. E aqui em Ivoti temos que seguir o mesmo caminho. O último governo de Arnaldo foi de uma miserabilidade sem precedentes. Ele conseguiu bater o seu próprio recorde. Quase quebrou a Prefeitura e olha que tem que ser muito ruim para conseguir uma “proeza” dessas.

VAREJO

Aqui em Ivoti também estão soprando novos ventos. Martin assumiu a Prefeitura para romper a dualidade de prefeitos que reinaram por tanto tempo aqui e que permitiram que o PIB do município caísse 40% em menos de 30 anos. Como eles estavam preocupados só com o seu interesse próprio, pouco se lixavam para uma estatística tão aterradora. E nada fizeram para mudar este quadro. Com a assunção de Martin, muita coisa já mudou, embora apenas no varejo. Ele se ocupa o dia inteiro para atacar pequenos desvios de toda ordem, o que também precisa ser feito. De grão em grão a galinha enche o papo. Mas Ivoti precisa muito mais do que medidas no varejo. Ivoti precisa pensar no futuro e não só no presente. E se ninguém projetar o futuro ninguém vai saber como ele será.

DEMISSÕES

O governo de Martin já demitiu um sem-número de funcionários, mesmo estáveis. Com ele não tem brincadeira. Ele cuida de cada centavo do dinheiro da Prefeitura como se fosse dele. O nosso povo parece que acordou mesmo. Começou a botar gente honesta para cuidar de nosso dinheiro. Lá e aqui. O que ele precisa é arrojo para tomar medidas mais ousadas, mas que são da alçada do prefeito. Outro exemplo.

FAPS

O Fundo de Previdência dos funcionários já é um saco sem fundo e se inviabilizará se medidas não forem tomadas. Os funcionários contribuem com 11% e a Prefeitura com cerca de 30%. Pode? O correto seria meio a meio. Cada vez que aumentavam a contribuição da Prefeitura a dos funcionários ficava nos mesmos 11%. Começou mais ou menos com meio a meio. Hoje está em 30 x 11%. Não é que queriam aumentar de novo quase 2% a cota da Prefeitura? E nada dos funcionários? Graças a Deus o prefeito brecou a manobra. Sempre a população pagando a conta para sustentar os privilégios dos funcionários públicos. Os de Ivoti não ganham muito, não temos salários altos aqui, embora a média de algumas categorias esteja acima do razoável. Eles têm mecanismos para engordar salários. Um cursinho pela internet já engorda o salário. Dois cursinhos engorda mais um pouco. E assim vão indo. São os tais dos penduricalhos.

OLHO ABERTO

O teto máximo que dá para cobrar dos funcionários é 14%. Por que os de Ivoti só pagam 11% para a aposentadoria deles? Aumentar a cota do patrão e não dos funcionários é injusto e esperteza. Se querem se aposentar melhor que paguem também a conta.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.