Colunistas

Sem dúvida teremos uma grande festa

08/11/2019 - 11h30min

Atualizada em 08/11/2019 - 14h06min

A expectativa a 14ª edição da Schmierfest seja uma grande festa. O local é muito bonito e cercado pela natureza. A cultura deve dominar nesta noite de abertura do evento, com danças folclóricas, Grupo Mover, e Coral Municipal Infanto juvenil. O Grupo Instrumental vai apresentar “Música na Terra da Schmier”.

NACK E LUI

O prefeito Gilmar Führ Nack deverá dar o seu recado, com as boas vindas a todos que estiverem no Parque Municipal Egon Gewehr. O presidente da festa é o secretário detentor da pasta da Agricultura, vice-prefeito Luiz Spaniol, o Lui.

BATALHÃO

Nesta semana, um batalhão de pessoas se ocupou da montagem das estruturas dos lonões em forma de pirâmide, som e iluminação, além dos estandes. Neste ano, haverá um espaço maior para os expositores.

CARROS DE BOIS

O desfile de domingo terá carros de bois, tratores e caminhões e outros veículos de produtores rurais e empresas do município. Vai ser uma vitrine para as empresas mostrar os seus produtos. Podem participar os setores da agricultura, indústria e comércio.

FORMATURA

Ocorre no sábado, a partir das 9 horas, a formatura dos alunos que participaram do Proerd neste ano. A formatura será no Parque Egon Gewehr.

COSTA RICA

Um grupo de alunos da Escola Guilherme Exner conquistou recentemente o 2º lugar na feira científica de Pernambuco (Femicit), com um trabalho sobre a violência contra a mulher. Com esse prêmio, a turma ficou do 9º ano ficou credenciada a apresentar o trabalho na Costa Rica em maio de 2020.

NÚMEROS

Com o título de “Os assustadores números da violência contra a mulher: o combate através da informação”, o trabalho participou da Feluc (feira local) e depois classificou-se para a Mostratec Jr (em Novo Hamburgo). A partir daí, foram para Pernambuco e agora estão a caminho da Costa Rica.

AJUDA

A comunidade pode contribuir com a ida dos alunos à Costa Rica em maio do ano que vem para fazer a apresentação do trabalho e, quem sabe, trazer um prêmio de lá.

Quem orientou o trabalho foi o professor de Geografia Renan Torma. Segundo ele, a turma e a escola estão fazendo história. “Já saímos do RS com um projeto desenvolvido em sala de aula, e agora rumamos para a Costa Rica”, destaca o professor.

SERÁ O FIM?

Lucena está entre os três municípios com menos de 5 mil habitantes, e cuja arrecadação de impostos alcança até 10% da receita total. Quem se enquadra nesses quesitos poderá ser extinto, e terá que se anexar a um município vizinho, se for aprovada a matéria. Trata-se da chamada PEC do Pacto Federativo, proposta pela equipe econômica de Jair Bolsonaro. Para valer, a PEC tem que ser aprovada pelo Congresso Nacional. Nesta semana, o prefeito Nack foi taxativo em afirmar que essa proposta não vai vingar.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário