Coluna Dois Irmãos

Será que as eleições de 2018 podem respingar em 2020?

16/10/2018 - 11h00min

Você vai lembrar que há algumas colunas atrás perguntamos aqui se a eleição de 2018 respingaria em 2020. Se a eleição federal respinga na municipal a gente não sabe, mas a municipal respinga na federal, isso é fato. Não acha? Lembra que citamos o seguinte: quando o PT estava na Prefeitura, os deputados mais votados foram do PT, sinal que a eleição de 2008 respingou em 2010. E, em uma eleição com MDB/PP na Prefeitura, entre os mais votados foram os do MDB/PP.

NÃO QUER CALAR

Se a eleição deste ano vai ou não respingar na eleição municipal, só saberemos em outubro de 2020. Sendo assim, nascerá aqui o PSL do Bolsonaro e o Partido Novo do Marcel?

P/ + OU P/ – ?

– As pesquisas sempre dizem “para mais ou para menos”… Então, fiquei curioso, em relação aos quatro maiores partidos da nossa cidade. Eles “cresceram” para mais ou para menos?
– Então, o resultado das urnas mostra que estão fortes, que não estão tão bem ou que esta eleição não tem nada a ver com a eleição municipal, tanto é que Bolsonaro e Marcel sequer têm partidos criados aqui?
– Será que o PT chegou no teto de sua votação na cidade? As urnas mostraram que o PT está forte ou apenas foca em dois candidatos só para não dividir voto? O PT mostrou força nas urnas para preocupar os adversários ou apenas demonstrou que tem uns 4 mil votos fiéis? Paim fez 5.608 fotos, Haddad fez 4.187, Rosseto fez 3.161. Qual sua opinião?
– E o PP? Está forte na cidade, visto que candidatos do partido ou ligados ao partido foram os mais votados a estadual e federal? Heinze fez 6.880 votos ao Senado, Marcel (do Novo) fez 6.773 votos e Issur fez 1.777. Alguém cochichou que o Marcel não é do PP, se fosse, talvez nem pudesse ter concorrido a federal, e que Issur não teve amplo apoio dos líderes do PP daqui, visto que houve direcionamento de votos a Fixinha e Marcus Vinicius. Concordo. Mas, por outro lado, não podemos negar que o PP também votou em Marcel, ou não?

PDT E MDB

– E o MDB, mostrou força nesta eleição aqui? Meirelles fez 298 votos a presidente, Sartori fez 7.652 e Fogaça, 4.460, a grande decepção, pois fez menos que Beto Albuquerque. A federal, Feltes fez 899, e, a estadual, o MDB não teve nenhum entre os 10 mais votados da cidade. O mais votado do MDB aqui foi o Costela, com 255. O 10º mais votado foi o Marcos Vinicius (PP) com 297.
– E o PDT? Ciro Gomes ficou em 3º aqui com 1.317, Jairo Jorge ficou em 4º, com 1.209 e ao senado o PDT não lançou candidato. A federal, o mais votado foi o Motta, com 291 votos, e a estadual, nenhum entre os 10.
– Falando nisso, eis os partidos dos 10 mais votados: 3 do PT e um do Novo, MDB, PP, PSDB, PDT, PSB e DEM, a federal. A estadual, 3 do PP, 2 do PSL e do PT, um do PSB, PTB e PSD.
– Mudando de assunto, para finalizar a coluna, a mensagem positiva do dia: “Um professor não educa indivíduos, ele educa uma espécie”, Georg Lichtenberg, escritor alemão de 1.700.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário