Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Será que as pesquisas que pipocam pela cidade são confiáveis, ou servem para influenciar os eleitores?

17/07/2019 - 11h15min

Bem cedo para pesquisas, mas os pretensos candidatos à prefeitura já vão monitorando seus nomes na preferência popular. O pior é a confiabilidade destas pesquisas. Cada uma que aparece que a surpresa é geral.

SEM ILUSÃO

Somente uma pesquisa bem feita poderia oferecer, no momento, um termômetro real da popularidade de alguns nomes. Rede social é uma coisa, a rua pode apresentar um resultado muito diferente. Então, os candidatos que não se iludam. Na rede social, tem um vereador bombando, na pesquisa de rua ele estaria muito abaixo dos primeiros colocados, aliás, abaixo até de uma pessoa do mesmo partido que o seu.

INFLUENCIAR

Uma coisa é certa. Tem muita gente que vota naquele que está na frente nas pesquisas para tentar obter, depois alguma vantagem. E pode acreditar tem muita gente que faz isso. Talvez por isso tantas pesquisas na rua, muito mais com o objetivo de influenciar votos, do que propriamente, mensurar a realidade.

PREFEITA X VICE

A prefeita Ivete Grade, fez questão de se manifestar sobre a sua relação com o vice Luciano Kroeff, abordada aqui na coluna na semana passada. Ela diz que considera muito o seu vice e jamais faria com ele o que fizeram com ela, na gestão passada. Feito o registro.

O TEMPO

Nunca tive a intenção de dizer que prefeita e vice são inimigos. O que falei e reitero aqui, é que se a prefeita concorrer à reeleição, posso apostar que o vice não será o mesmo. O tempo dirá que tenho razão. Aliás, pelo que sei o vice está trocando de partido. Para onde será que ele vai? Alguém arrisca?

PROJETO A LONGO PRAZO

Parece tão lógico, mas faz tempo que não acontece. Na minha opinião, seria assim: dois partidos escolhem um nome cada um. Criam um projeto, de no mínimo 16 anos para o município. Então, os eleitos governam cada um por oito anos. Mas, faz tempo que prefeito e vice e os próprios partidos não se entendem. É um tal de puxa tapete e ambição pelo cargo, que sinceramente só atrapalha a administração, e acaba resultando numa administração ruim.

PROJETOS PESSOAIS

Aliás, os projetos pessoais tem se sobressaído aos projetos de melhorias, não só na nossa cidade. Quando será que vai aparecer pessoas, que realmente priorizem a cidade e suas demandas, deixando em segundo plano, as promessas partidárias e a ambição?

ESCOLHAS

Nós também precisamos, de uma vez por todas, aprender a escolher pessoas que acrescentem nas decisões sobre as nossas demandas. Não adianta ficar só criticando, temos que pensar melhor na hora de votar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.