Colunistas

Será que isso é normal?

09/05/2018 - 11h00min

Foram poucos moradores mas atingiram o que queriam. Chamar a atenção da população para o que está acontecendo no centro da cidade. Faz semanas que o centro está virado em obras e as pessoas acham que são obras grandes, de grande complexidade, como se dizia no governo anterior, mas na verdade não é nada disso. O problema é o de sempre. Quando se trata de obra pública, ela simplesmente não anda. Quando é particular a coisa anda. Porque isso? No serviço público não tem meritocracia, as pessoas são contratadas através de decisões políticas e como as coisas vão funcionar, mesmo sendo obra de empresa particular, mas se quem fiscaliza e tem que exigir o cumprimento de contratos não está nem aí por ser um “agente político”, como gostam de chamar nos corredores dos órgãos públicos. O passeio público de poucas centenas de metros já vai para meio ano de obra e está longe de terminar. Será que é normal isso? Ninguém merece. Por isso proprietária de negócio no centro, botou um nariz de palhaço na sessão da Câmara e o expôs para os vereadores ver. Ela escolheu o lugar certo, porque são eles que tem que fiscalizar o funcionamento do Poder Executivo e não fazem nada disso. São 9 vereadores omissos, que também não estão nem aí para o que acontece pela cidade. De vez em quando, quando recebem um pedido de troca de luminária queimada de algum morador, levam o pedido de providência até a Prefeitura.

TRANSTORNO

O transtorno que a ineficiência das obras no centro está provocando já passou dos limites. Desculpem, mas tudo que está sendo feito no centro são obras para três meses e não oito meses pelo andar da carruagem. Depois tem outra. Jogam um monte de saibro ou areia no meio da Av. Presidente Lucena sem qualquer sinalização. Quem são os culpados. Os que financiam as obras? O prefeito? A população do centro ou de toda a cidade de Ivoti? O comércio que é o mais prejudicado? É simples. Na minha ótica o responsável por tudo que se passa num município quando se trata de obra pública é o prefeito. Só que não dá para culpar o atual prefeito, que está apenas na Prefeitura há meio ano. A grande virtude de uma pessoa é saber escolher os seus assessores. Um prefeito não tem de certa forma esta faculdade, porque tem que obedecer a anseios políticos. Ele pode apenas minorar o problema. Se você está rodeado de gente incompetente fica girando em círculo e não sai do lugar. Esta obra do centro merece há muito tempo uma olhada de perto do prefeito. Não é possível levar todo este tempo para concluí-la.

BURACO

No cartaz que a comerciante de Ivoti levou para a Câmara de Vereadores está escrito que tem um valo aberto que já dura 21 dias sem que se tivessem feito nada a não ser abrir o valão expondo o esgoto a céu aberto. E pior: as vendas do comércio caíram 70%. As pessoas simplesmente não chegam nas lojas a não ser que pulem o valo. É um fiasco sem tamanho. Este é o Brasil. No país inteiro é assim que funciona o serviço público, que de público não tem nada. Por estas e por outras que venho escrevendo aqui há horas que Brasília é aqui em Ivoti. Nossas práticas públicas e políticas não são muito diferentes daquelas que existem na ilha da fantasia. Está na hora de mudar isso. Pelo menos os vereadores não foram dormir com a consciência tranquila naquela noite. O filme do nariz de palhaço deve ter passado por suas cabeças várias vezes.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário