Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Situação dos postes na obra do Pousada da Neve requer intervenção já

21/08/2019 - 10h23min

Atualizada em 21/08/2019 - 10h51min

Comentei aqui esses dias que eu ainda não tinha uma opinião formada sobre a largura das calçadas novas na rótula do Pousada da Neve. Claro que a largura de 1,2 metro não é a ideal, ainda mais para um trecho tão movimentado. Mas diante da necessidade que havia em se construir um acesso novo ao bairro, talvez este fosse um mal necessário. Mas eu

(Créditos: Francis Jonas Limberger)

mudei de opinião quando vi onde foram colocados os famosos postes que estavam no meio da estrada. Agora eles estão no meio do passeio! Um passeio cuja largura já era questionável, agora com esses postes, ficou completamente inviabilizado. Se dois pedestres se encontrarem perto de um destes postes, um terá que esperar o outro passar. Será uma cena cômica. Já o cadeirante que tentar se deslocar por essa “maravilha” da engenharia pública não terá outra opção senão dar meia volta. Eu quero ver os políticos andando por essa calçada no dia da inauguração… Mas a situação querer medidas imediatas, não depois da inauguração. A comunidade de Nova Petrópolis não pode aceitar mais esse absurdo. É preciso que alguma autoridade com a cabeça no lugar intervenha nessa obra já! E, de preferência, com punição aos responsáveis pela série de descalabros que envolvem a obra e os postes.

FALANDO EM CALÇADAS…

Kátia Zummach (PSDB) lembrou que o trecho urbano da ERS-235 deveria fazer parte do calendário que a administração municipal criou para fiscalizar o cumprimento da Lei das Calçadas. Inclusive esse trecho deveria ser prioridade. De acordo com a vereadora, houve uma promessa de que o trecho dos bairros Pousada da Neve, Piá e Vale Verde seria incluído no calendário. Mas até agora isso não aconteceu.

FALANDO EM CALÇADAS 2

Outra promessa da administração diz respeito às calçadas nas áreas que pertencem ao próprio município. Quando o calendário de fiscalização foi criado, ficou estipulado o prazo de seis meses para que a Secretaria de Planejamento enviasse à Câmara um projeto de calendário próprio, prevendo um cronograma para as áreas públicas. Até agora isso também não aconteceu.

PEDESTRES E CICLISTAS

Em breve será iniciada a cobrança do estacionamento nas principais ruas do centro. Automaticamente, mais pessoas passarão a se deslocar a pé e de bicicleta. E isso será ótimo. Quanto menos veículos motorizados, melhor. Mas, como se vê, as condições oferecidas aos pedestres ainda precisam melhorar. Para os ciclistas, uma boa notícia. A Prefeitura já definiu uma série de lugares para a instalação de bicicletários. São mais de 10, contemplando os principais pontos da área central. Agora é aguardar que eles se tornem realidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.